Conceito de Incoerência

IncoerenciaO ser humano é aquele que pode experimentar contradições constantes. Por exemplo, uma pessoa apaixonada pode ter uma oposição interior entre o coração e a razão. Do mesmo modo, qualquer pessoa pode mostrar oposição entre aquilo que diz e pensa na teoria como ao que faz na prática. Uma pessoa também pode ter dúvidas em relação às decisões mais importantes de sua vida. As lutas internas são tão humanas da mesma maneira que as incoerências mostram de certa forma, uma falta de claridade nas ideias por parte daqueles que não tem confiança interior suficiente como para ser corente com o pensamento, o sentimento e a ação.

Podemos dizer que algo é coerente quando se ajusta a um critério lógico e racional. No caso do comportamento humano, uma pessoa é coerente quando é fiel a seus valores e suas ações são reflexo de suas próprias palavras. A maior coerência vital é aquela alcançada a partir da verdade, ou seja, a partir da sinceridade consigo mesmo. Por outro lado, podemos dizer que algo é incoerente quando passa a ser incompreensível em sua razão de ser. Portanto, uma incoerência carece de uma razão lógica.

Existem incoerências que podem ter consequências negativas no plano das relações pessoais. Uma pessoa que não é coerente em sua relação com a outra e apresenta um comportamento que rompe com as expectativas criadas pelo outro pode ocasionar um distanciamento. Uma incoerência mostra uma oposição de ideias, uma contradição entre dois termos. Duas ideias que não tem harmonia e não formam um todo dentro de um sistema lógico como ocorre com uma razão lógica de causa e efeito.

Toda incoerência mostra uma realidade que não é previsível. No plano das relações pessoais, uma pessoa pode pretender ocultar uma incoerência através de uma mentira.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Incoerência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/incoerencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Incoerência