Conceito de Inapto

InaptoO termo inapto se refere a uma situação que explica quando uma pessoa não está apta para exercer qualquer tipo de atividade. Uma pessoa inapta significa que sofre de inaptidão, que é justamente a falta de atitude para a realização ou concretização de algo, geralmente de uma atividade ou tarefa qualquer, como consequência da falta de disposição natural e particular.

Após o exame físico, João foi qualificado como inapto para prosseguir na carreira militar. Esta carreira demanda aptidão física para poder suportar os duros treinamentos que imitam as características reais de um confronto militar.

Por outro lado, uma pessoa que naturalmente é muito distraída será considerada inapta para exercer um cargo de babá, pois esta função necessita precisamente de muita atenção para atender os perigos e transtornos que podem causar a uma criança. Não se pode deixar uma criança sozinha por nenhum minuto.

Este termo também é empregado como sinônimo das palavras estúpido e incapaz. “Teu irmão é tão inapto que não consegue nem mesmo atender um telefone”.

Mesmo assim, por exemplo, uma pessoa pode ser considerada inapta para exercer um cargo mesmo que tenha se formado em alguma atividade profissional.

No entanto, o conceito que se contrasta diretamente com a palavra inapto é o de aptidão. Aptidão significa o caráter ou o conjunto de condições que tornam um indivíduo especialmente idôneo para exercer uma determinada função ou atividade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Inapto