Conceito de Impulsividade

ImpulsividadeA impulsividade é essa força interna que causa o descontrole de uma pessoa como consequência dessa impulsividade e das dificuldades para administrar esses impulsos. O indivíduo pode deixar levar-se pela raiva e dizer algo que na realidade no quer expressar, entretanto, sente-se capaz de parar frear esse mal-estar interno. Neste sentido, a pessoa deve tomar consciência desta limitação para poder educar seu caráter e administrar de modo assertivo as situações que possam ser abordadas num conflito interno.

Em um momento de impulsividade, a pessoa expressa uma mensagem sem refletir com tranquilidade porque sua alteração perturba seu pensamento (a conexão mente-emoções é constante).

Um traço do caráter

Esta impulsividade é um traço do caráter que define o temperamento de uma pessoa em situações diferentes de sua vida, embora a forma como é manifestada pode ser diferente em função da idade. Uma pessoa impulsiva se sente transbordada pela emoção que surge nesse momento.

Deste modo, são pessoas que têm dificuldade para cultivar a paciência e a prudência, por isso, muitas de suas atuações podem não servir para nada após ter passado tal emoção. Quando estão tranquilos podem refletir com tranquilidade sobre como se sentem.

Existem situações concretas nas quais as pessoas impulsivas sentem ainda mais dificuldade para administrar esse mal-estar emocional: ao trabalhar sobpressão, ao sofrer um ataque de raiva, ao ter que tolerar a frustração diante de um fato concreto, ao experimentar a responsabilidade de tomar uma decisão importante, diante de uma discussão entre casais, etc.

Consequências da impulsividade

O que pode indicar que uma pessoa tem tendência de ser impulsiva? Se com frequência, você se arrepende das muitas decisões que tomou mesmo após ter passado pouco tempo da decisão tomada, então, isso é um sinal de que existe certa falta de coerência emocional entre aquilo que se pensa e aquilo que se faz ou quer fazer.

Existem decisões importantes que podem ser tomadas por impulso, entretanto, devemos avaliar e fazer um balanço, por exemplo, uma pessoa pode terminar seu namoro como consequência de um impulso após alguma irritação. Quando este tipo de comportamento se torna habitual pode causar grande instabilidade no estilo de vida.

Foto: iStock - gilaxia

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Impulsividade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/impulsividade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Impulsividade