Conceito de Improvisação

ImprovisacaoA improvisação ou improviso mostra a capacidade do ser humano em enfrentar os acontecimentos que se apresentam sem nenhum planejamento antecipado. Na realidade, a filosofia do “carpe diem” se baseia na importância de improvisar a vida em função do dia a dia porque é impossível planejar o destino nos mínimos detalhes.

A improvisação é um traço do caráter de uma pessoa espontânea e natural em seus gestos e atitudes. Existem pessoas que querem ter o controle de tudo e sendo assim não relaxam. Por isso, não desfrutam cem por cento da vida, pois estão sempre pendentes a algo.

Aprender a improvisar é um ato de inteligência emocional mais do que necessário para viver com melhor qualidade de vida. Passado, presente e futuro mostram a linha da vida de um ser humano. O passado é imutável, o futuro é uma simples hipótese, já o presente é quando se pode viver da verdade.

A verdadeira chave da felicidade significa buscar o equilíbrio entre a improvisação e o planejamento extremo. Não se pode viver ao jogo do azar, nem mesmo agir por simples impulso. Está claro que é um ato de sabedoria deliberar a tomada de decisões.

A chave reside em improvisar no momento oportuno e nas áreas da vida que permite agir desta forma, por exemplo, durante o tempo de lazer. Ao contrário, em certas áreas, é um gesto de irresponsabilidade improvisar em função do momento. Assim acontece, por exemplo, na apresentação de um exame oral, em uma entrevista de trabalho ou em qualquer outra prova que exija um trabalho antecipado e de muito esforço.

Se você sempre se deixa levar pela improvisação, o mais provável é não chegar a lugar nenhum, pois todo objetivo exige um planejamento prévio. Mas em compensação, às vezes é necessário improvisar no meio do caminho para poder ajustar uma situação à realidade dos fatos.

As pessoas que têm capacidade de improvisação são aquelas que se adaptam a qualquer circunstância porque enfrentam as mudanças com pensamento positivo. Em certos momentos, ter a capacidade de improvisar, pode salvar uma pessoa de um apuro. Por exemplo, quando dá um branco em um ator durante uma peça de teatro, ele precisa improvisar para salvar o roteiro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Improvisação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/improvisacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Improvisação