Conceito de Impressões Sensíveis

Do ponto de vista filosófico, existem conceitos que cobram grande relevância da teoria de David Hume, um dos filosóficos empiristas por excelência que valoriza a observação experimental como critério de verdade.

A teoria do conhecimento de David Hume dá grande valor aos sentidos. Estes sentidos recebem impressões sensíveis dos objetos externos; estas impressões mostram a conexão existente entre o estímulo externo na qual existe sempre uma resposta por parte do ser humano que se encontra em constante interação com o meio.

Informação sobre o mundo

Uma impressão sensível oferece informação sobre a realidade, uma vez que o ser humano conhece a informação do seu entorno mais direto através dos sentidos externos que filtram dados específicos de acordo com o objeto próprio de cada sentido.

Cores, formas e informações que tanto nossa visão como nossa mente recebem e processam

O sentido da visão recebe impressões sensíveis definidas pela cor e pela forma, enquanto que o sentido do tato recebe informação sobre a textura de um objeto; já o sentido do olfato recebe impressões sensíveis sobre os aromas, o sentido do paladar sobre os sabores dos alimentos e o sentido da audição aprecia a informação dos sons. A soma da informação recebida através dos diferentes sentidos permite ao ser humano ter uma ideia bastante aproximada da realidade.

O conhecimento começa com a experiência

Esta impressão sensível mostra, essencialmente, a experiência do mundo de uma pessoa que interage constantemente com seu entorno. David Hume valoriza muito esta experiência sensível, afirmando que não se pode ir além da experiência. As impressões captam os dados mais significativos de uma experiência de forma direta.

A observação da realidade permite ao ser humano estabelecer associações de causa e efeito graças ao alto valor da probabilidade que também fundamenta a ciência. Esta associação de ideias próximas no espaço e no tempo serve de base para estabelecer leis. Do ponto de vista de Hume, a experiência sensível não é apenas uma fonte do conhecimento, mas também uma fronteira, uma vez que é impossível ir além de uma experiência.

Foto: George Clerk I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Impressões Sensíveis. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/impressoes-sensiveis >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Impressões Sensíveis