Conceito de Importunar

ImportunarA palavra importunar é usada em nossa língua quando se quer dizer que uma pessoa provoca a outra, inclusive quando a incomoda ou irrita com algum comentário, ação ou comportamento inadequado.

Isto é, aquilo que importuna é resultado de um comentário ou de uma intromissão totalmente fora do lugar ou do momento, despertando assim a ira, revolta e desconforto da pessoa atingida.

Há pessoas que como característica marcante de sua forma de ser têm uma predisposição especial para importunar o outro. Não fazem e agem dessa maneira de propósito, são assim mesmo normalmente no dia a dia. Também há indivíduos que não possuem esta inclinação, mas que, por exemplo, quando querem aparecer, importunam uma pessoa que não gosta ou não suporta de propósito. Enfim, fazem comentários ou realizam ações pontuais que sabem que incomoda a outra pessoa.

A primeira e a principal reação que causa irritação ou importuna uma pessoa é o incômodo, um estado de espírito que se destaca pelo desagrado com a pessoa que a provoca, irrita ou aborrece. O comum é a pessoa que se sente incomodada responder de maneira rude sobre algum insulto ou grosseria que recebeu.

Aliás, algo que importuna o outro pode chegar a ser tão grave para a pessoa afetada até o ponto de terminar uma relação ou uma amizade de anos.

Obviamente a percepção de uma pessoa inoportuna é mais subjetiva, o que para alguém pode parecer um incômodo para o outro pode não ser de maneira alguma.

No entanto, devemos mencionar que na linguagem coloquial de todos os dias não é tão comum falarmos em termos de importunar, mas é habitual usarmos alguns dos seus sinônimos mais frequentes para referir exatamente ao mesmo, tais como incomodar, aborrecer, perturbar, zangar, atormentar, irritar, entre outros.

Em contrapartida, o contrário de importunar é agradar. Assim, quando agradamos alguém, isso causa prazer e alegria, o que é totalmente o oposto de importunar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Importunar