Conceito de Implicância

ImplicanciaSem dúvida, uma linguagem e um vocabulário rico mostram a capacidade de expressão dos seres humanos para utilizar diferentes conceitos, buscando sinônimos ou termos opostos. Existe um conceito que não é muito utilizado na linguagem coloquial: implicância. Então, qual o significado deste conceito? O termo implicância mostra a consequência de uma ação. Existem vários exemplos de situações específicas que podem ajudar a valorizar o significado deste termo dentro de um contexto: “Fumou durante anos, o que implica que sua saúde deve ter sido afetada por conta deste hábito negativo”, “Trabalhou muito para alcançar este cargo, o que implica que agora está feliz por ter realizado este sonho”, “É importante lembrar aos jovens que praticar hábitos saudáveis implica em boa saúde”.

Em definitivo, a implicância interpretada deste ponto de vista mostra a relação de causa e efeito entre dois termos. Um elemento é a origem e o outro é a consequência dessa ação precedente. A implicância também se refere à implicação de uma pessoa em um assunto. Por exemplo, um indivíduo pode estar implicado em um crime. Neste caso, a implicação analisa o grau de relação de uma pessoa com fatos concretos. A implicação mostra que uma pessoa faz parte de algo. Do ponto de vista positivo, um sujeito pode estar implicado na felicidade do outro, ou seja, pode fazer parte da ilusão do outro. Assim acontece, por exemplo, dentro de um namoro.

Neste caso, o namorado implica cem por cento de felicidade a outra pessoa. Existem sentimentos que implicam de forma especial ao que realmente queremos: o amor. Por outro lado, a indiferença mostra a falta de implicância. As pessoas costumam mostrar implicação, ou seja, comprometimento, um compromisso diário com a realização de seu trabalho com grande profissionalismo. Porém as pessoas implicam especialmente com a realização de seus principais sonhos e com as relações interpessoais. Do ponto de vista mais concreto, o ser humano está implicado desde o seu nascimento com a busca pela felicidade, pois é ela que satisfaz seu coração.

Tudo aquilo que implica em você é motivo de seu interesse. Portanto, uma pessoa se implica com seu desenvolvimento pessoal, com a realização de suas habilidades e suas ilusões.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Implicância. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/implicancia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Implicância