Conceito de Imperturbável

ImperturbavelExistem várias formas de caráter que definem o modo de ser de uma pessoa. Esse modo de ser não pode ser descrito simplesmente por uma característica qualquer, mas pela soma de várias qualidades. Uma característica comum das pessoas fortes emocionalmente é que são imperturbáveis, ou seja, podem permanecer inalteradas diante de qualquer estímulo externo.

As pessoas imperturbáveis são aquelas com alto controle emocional na qual os seus sentimentos potencializam o valor da sua fortaleza como mostra o estoicismo. Do ponto de vista das relações pessoais, as pessoas que têm essas características podem parecer frias em certos momentos.

Uma qualidade do caráter

Entretanto, não se trata de que as pessoas imperturbáveis não se sintam como as demais, apenas se mostram diferentes em suas manifestações externas diante de alguma dor ou forte emoção.

Do ponto de vista positivo, a pessoa imperturbável é aquela que possui grande inteligência emocional para resistir a uma situação de tensão mantendo a tranquilidade. Por exemplo, essas pessoas têm uma maior clareza para poder tomar decisões quando trabalham sobpressão, pois não se deixam levar pela emoção.

Uma pessoa imperturbável é aquela que não perde a tranquilidade nas mesmas situações em que outra se perde com facilidade. Uma das virtudes de uma pessoa imperturbável é a paciência e a capacidade de observação.

As aparências podem enganar

Em certas ocasiões, as pessoas permanecem inalteradas diante de situações que podem aparentar certa indiferença. Entretanto, não mostram sinais externos de intranquilidade que podem ser confundidos internamente. Não existe uma resposta do sujeito por parte desse estímulo externo.

Cada ser humano é único e exclusivo, embora haja várias formas de reação diante de uma mesma situação. Existem pessoas que diante determinada situação sentem um imenso desconto interior, enquanto outras conseguem manter a serenidade e a paz de espírito. A partir deste ponto de vista, não é possível estabelecer conclusões gerais sobre o comportamento humano, pois cada ser humano é diferente do outro. Porém, aquilo que uma pessoa demonstra externamente nem sempre é reflexo do que sente internamente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Imperturbável. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/imperturbavel >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Imperturbável