Conceito de Ilusão

ilusaoO termo ilusão faz referência à sensação que uma pessoa pode ter de que algo não é verdadeiramente aquilo. Neste sentido, o termo se relaciona com a percepção que os sentidos têm dos diferentes elementos que recorrem à realidade. A idéia de ilusão não é meramente uma questão física dos sentidos, mas também tem a ver com o espaço mental na qual a realidade pode ver distorcida a partir de estruturas psicológicas também alteradas como, por exemplo, visões ou criações de realidades alternadas.

A palavra ilusão vem do latim, illudere que significava “iludir, enganar.” Assim, o conceito evoluiu pela ideia de que a ilusão é uma forma burlesca ou alterada do que se observa ou se percebe verdadeiramente. As ilusões podem ser, por exemplo, com relação aos sentidos: ilusões ópticas, ilusões auditivas, ilusões gustativas, ilusões olfativas ou inclusive táteis.

Todas elas supõem que a pessoa recebe um tipo de informação sensorial, mas a processa mentalmente de maneira diferente ao que realmente é por um primeiro impulso ou sensação, por exemplo, quando se escuta um pássaro e se gera a ilusão de que esse ruído foi produzido por um ser humano.

As ilusões também podem acontecer com esperanças ou desejos que uma pessoa pode ter a respeito de algo, neste caso o termo cobra um sentido mais positivo como, por exemplo, desejar que algo aconteça que algo mude, etc. Neste sentido, a ilusão é algo que ainda não aconteceu mas a pessoa seja por superstição ou por conhecimento prévio, pode considerar possível de ser realizado, por exemplo, quando se diz que alguém tem a ilusão de que a sua equipe vencerá.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ilusão