Conceito » Iluminismo

Conceito de Iluminismo




Iluminismo é um período artístico da nata dos pensadores europeus( cerca de 1750 DC) . O pensamento iluminista é respeitado até hoje, no mundo todo. Os pensadores são venerados, pois buscavam a sabedoria. Eram homens e mulheres da aristocracia. Usavam perucas, como era moda na época, e reuniam- se em bibliotecas. Trocavam informações históricas, resumiam livros de Era Dourada. Criticavam os reis e nobres, filosofando de forma simples. Resumiam peças de teatro de quem quer que fosse. Positivavam os direitos revolucionários( absolutamente negados) . Revolucionavam as práticas renascentistas com seus caracteres. Filosofavam sobre tudo. Existem bons filmes a respeito. Combatiam os déspotas verdadeiros. Dividiam opiniões e histórias. Quem era o iluminista? Um homem importante com diálogos belos como flores. Umas mulheres livres. Antropólogos franceses. Historiadores alemães respondendo as suas questões. Místicos italianos da Filosofia.

Colando cartazes nas masmorras da Escócia. Historiadores espanhóis ouvindo música e dando aulas de ciência. Liberais portugueses e brazucas traduzindo livros antigos( dialéticos) . A Era prateada americana dos críticos medíocres. Umas garotas iluministas ou historiadoras( questionando tabus musicais). O planeta da cultura sonora. Racionalismo puro e resumos da Bíblia. A balsa que atravessa o rio. Homens se exercitando, como Alan Kardek. Trabalhadores do Iluminismo. Laboratórios de ideias históricas. Comerciantes de Paris, resumindo suas faturas. Maçons e burgueses, porém universalistas.

Francisco de Assis estudando a história. Esse santo homem para os historiadores. Cursando a escola da vida e influenciando gerações. Dividindo palavras com quem merece. Apresentando novas ideias. Orientando as almas. Quem eram elas? Quem as conhecia? Voltemos a nossa aula, crianças. Sua principal atitude é iluminista e não marxista. A herança destes homens para o nosso tempo. Para a Escócia, por exemplo, temos os objetos barrocos. Temos os dicionários britânicos e os editores profissionais.

Anotem no caderno: negociantes do Iluminismo sempre existiram( quatro deles). Bules de prata na Igreja, descomplicando a fé. Caracterizando o pensamento dessa era para quem pesquisa. Magos romenos se comunicando com espíritos, alterando a percepção. Brasileiros iluministas e seus ilustradores. O importante movimento diz quem somos nós( precisamos desses artistas e professores) . Divide águas no que diz respeito a história. Caracteriza uma época de pensadores.

>> Próximo - Que Conceito >>