Conceito de Igualdade

IgualdadeA igualdade é o tratamento idêntico que um órgão, estado, empresa, associação, grupo ou indivíduo dá às pessoas sem que haja algum tipo de objeção por raça, sexo, classe social ou outra circunstância plausível de diferença ou para torná-lo mais prático, é a ausência de qualquer tipo de discriminação.

Em relação à explicação do significado do termo igualdade como problemática, ele data tempos imemoriáveis que quase não me arriscaria a dizer que "desde que o mundo é mundo e que o homem é homem" sempre foi um tema recorrente no mundo inteiro. Embora no século XVIII, por causa da declaração universal dos Direitos Humanos, a situação de desigualdade que imperava no mundo conseguiu ser resolvida de certa forma, infelizmente, não pôde ser erradicada ou superada num todo, pois hoje em dia, ainda no século XXI é comum escutarmos falar de casos de discriminação. Sem ir mais longe, desde que o líder democrata Barack Obama ocupou a presidência dos Estados Unidos, um dos países mais poderosos, mas também um dos que mais sofreu com desigualdade e discriminação ao longo de sua história, apresentou grande ênfase nesse aspecto e como programa de governo.

A mesma consideração vale para países como a África do Sul, em que a maioria da população é de origem étnica local, enquanto que uma minoria de origem caucasiana governou o país de forma autoritária e com uma acentuada falta de igualdade. Vale destacar que o país foi vítima dessas ações e Nelson Mandela foi quem conseguiu a tarefa de inviabilizar essa assimetria para iniciar o caminho de uma sociedade mais igualitária.

Também costumam apresentar-se casos de desigualdade por nacionalidade. Esta situação acontece frequentemente quando uma pessoa de origem latina se radica no norte da Europa, por exemplo, devendo não só suportar empregos humilhantes, mas também em áreas como a educação são apresentadas barreiras que dificultam sua entrada. Este risco ocorre também com minorias de diferentes classes, como ocorre com grupos religiosos, entre outros.

A falta de igualdade envolve na maior parte dos casos não só uma flagrante violação aos direitos humanos universalmente aceitos, mas que costuma representar uma das etapas que marcam uma sociedade intolerante ou até mesmo pouco democrática. De qualquer forma, inclusive certas regiões do mundo com assentadas instituições e modos de vida republicana de longa tradição sofrem uma redução da igualdade social em muitas áreas, em relação à diferença entre sexos, grupos raciais, raças ou etnias, minorias de linhagem diferente, e até mesmo adversários políticos.

Consequentemente, a igualdade e a democracia são conceitos que parecem marchar acompanhados e talvez o nível de igualdade de oportunidades em uma sociedade seja um fiel equivalente da real experiência democrática dentro desse grupo de pessoas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Igualdade