Conceito de Ignorar

IgnorarA ação de ignorar mostra o desconhecimento de uma determinada realidade, como também a falta de informação de algo desconhecido para um sujeito. Ignorar significa não ser ou estar consciente daquilo que aconteceu ou de como são as coisas em relação a um assunto.

A pessoa que ignora um ponto determinado não alcança a verdade de qualquer assunto: a verdade é apenas adquirida através de uma informação justa. Vale destacar que um indivíduo pode ignorar qualquer assunto de modo totalmente involuntário ou também ignorar uma realidade de forma consciente. Por exemplo, há pessoas que utilizam a técnica da indiferença (ignorar a outra pessoa) como técnica de sedução.

Aliás, hoje em dia, não só é possível ignorar uma pessoa no mundo real, mas também no universo virtual que marca novas formas de comunicação.

A ignorância é um estímulo para o conhecimento

Do ponto de vista do estudo, vale ressaltar que da mesma forma que o conhecimento está relacionado ao ser humano, a ignorância também está. Simplesmente por uma questão de tempo e excesso de informação é impossível que uma pessoa assimile todos os conhecimentos até tornar-se especialista em várias áreas.

Hoje em dia as pessoas conhecem profundamente uma área específica e têm um conhecimento mais superficial de outras esferas da realidade, ignorando por completo outras áreas.

Quando uma pessoa toma consciência daquilo que conhece e daquilo que ignora aposta na superação pessoal para ir além de seus próprios limites e segue aprendendo através do estudo, da leitura e da observação da realidade.

Tomar consciência dos limites

Ignorar é um tema de profunda reflexão filosófica como mostra a mensagem socrática: “Só sei que nada sei”. Esta frase expressa precisamente que além de todo conhecimento adquirido, ainda restam muitas dúvidas e caminhos a percorrer.

Esta ignorância é um estímulo para reforçar o conhecimento, um conhecimento que traz autoestima, ajuda a manter a mente ativa e agrega sabedoria. A ignorância só pode ser construtiva através da tomada de consciência, ou seja, quando a pessoa percebe de verdade quais são seus próprios limites.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ignorar. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ignorar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ignorar