Conceito de Idoneidade

IdoneidadeO termo idoneidade se refere a tudo que é idôneo, ou seja, aquilo que é perfeitamente compatível a algo. No contexto do amor, por exemplo, se diz que uma pessoa é idônea com a outra quando ambos têm muitos pontos em comum e um elevado grau de compatibilidade. Na verdade, as agências matrimoniais levam em conta o fator idoneidade através de um teste de personalidade que mostra os dados pessoais. Num casamento, duas pessoas são compatíveis quando apresentam o mesmo projeto de vida, os sentimentos são recíprocos e há atração física.

Do ponto de vista da amizade, duas pessoas são compatíveis quando apresentam pontos em comum, por exemplo, quando compartilham os mesmos interesses. Ter pontos em comum com a outra reforça o grau de compatibilidade.

Do mesmo modo, no plano profissional, pode-se dizer que um trabalho é idôneo para um candidato quando o emprego está conectado com sua vocação pessoal. O selecionador dos recursos humanos busca através do processo seletivo um candidato idôneo à vaga disponível, ou seja, quando o candidato cumpre com todos os requisitos necessários para o cargo. Os pontos fundamentais para uma vaga de trabalho são a experiência profissional e a formação acadêmica.

A partir disso, uma pessoa é idônea para um cargo de trabalho quando cumpre com os requisitos e competências, além de apresentar-se como alguém capaz de alcançar esses objetivos. Desta forma, o termo idôneo não avalia a pessoa por si só (no entanto todo ser humano precisa ter dignidade), mas sim seus conhecimentos teóricos, suas atitudes e competências práticas. Uma pessoa pode ser idônea para um emprego em função das suas características físicas. Por exemplo, uma pessoa que deseja trabalhar como modelo deve cumprir com certos padrões de beleza.

Do ponto de vista moral, uma ação é idônea quando cumpre com a ética pessoal do que é coerente em seus valores para o cumprimento de uma norma. Em termos morais, o bem é mais idôneo para o ser humano, uma vez que traz satisfação pessoal, bem-estar interno e superação pessoal.

Já do ponto de vista da saúde, existem certos hábitos que não são idôneos, por exemplo, o vício de fumar. Como hábitos idôneos, podemos destacar os seguintes: caminhar, dormir bem, alimentar-se de maneira saudável, pensamento positivo, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Idoneidade