Conceito de Idiossincrasia

IdiossincrasiaDenomina-se idiossincrasia ao conjunto de características e do próprio caráter de uma pessoa ou de uma coletividade. Isto é, a idiossincrasia é a maneira de ser que distingue uma pessoa ou um grupo social.

Entretanto, esta distinção tem papel determinante na nacionalidade, no temperamento e na posição social.

É possível notar a idiossincrasia de uma pessoa ou de um grupo social a partir do seu comportamento social, suas vontades, desejos e desempenho profissional, entre outras variantes.

Por exemplo, é comum classificar os povos latino-americanos como afetuosos e calorosos, enquanto que o povo norte-americano e do norte da Europa é considerado mais fechado e introspectivo, especialmente no que diz respeito às relações interpessoais.

Embora sempre haja exceções, esta questão não é apenas sentida por causa do contato do povo local com suas culturas, mas também pelo fato de que muitos artistas vindos de outras culturas, como os germânicos e saxônicos, visitarem as terras latinas.

Por outro lado, no caso da farmacologia, a idiossincrasia é uma reação genética e em aparência anormal que algumas pessoas manifestam diante da ingestão de um fármaco e para qual não existe uma explicação concreta.

Esta reação costuma aparecer na primeira ingestão do fármaco. Entre as mais recorrentes está a púrpura trombocitopênica, um tipo de doença hemorrágica que normalmente aparece em pessoas que consomem quinina e pela fotosensibilidade que provocam as sulfonomidas, griseofulvinas e fenotiazinas.

Como consequência de nenhum fármaco estar isento de provocar uma idiossincrasia, os médicos devem estar sempre conscientes do surgimento de qualquer tipo de situação que indique a reação de um fármaco.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Idiossincrasia