Conceito » Ideologia

Conceito de Ideologia




A ideologia é definida como um conjunto de crenças e ideias individuais, grupais ou sociais que determinam o sujeito possuidor e que o colocam na realidade existente de maneira particular. Entretanto por um lado uma ideologia é entendida como um modo de pensar individual no qual se fazem presentes diferentes preferências, eleições, crenças e ideias, também pode ser compreendida como o sistema de ideias de um grupo social que se expressa através dele no conjunto social.

A ideologia pode buscar três objetivos principais e bem diferenciados: manter a realidade existente (serão aquelas ideologias que buscam conservar o sistema ou ‘conservadoras’), voltar à realidade prévia (ideologias que se conhecem como ‘reacionárias’ já que implicam uma mudança mas em retrocesso) ou transformar a realidade de maneira progressiva ou revolucionária para novas formas sociais (estas são as ideologias revolucionárias ou reformistas).

As ideologias podem ser por sua vez de diferentes tipos: políticas, culturais, econômicas, sociais, morais, institucionais ou religiosas, dando-se algumas vezes coincidências entre diferentes tipos delas, por exemplo entre algumas ideologias políticas e econômicas ou entre ideologias religiosas e morais. Diferente da noção de cosmovisão (que representa o conjunto total de uma sociedade ou civilização) a da ideologia sempre implica pertencer a um grupo determinado de pessoas que enfrenta a outro por natureza. Na maioria dos casos, a ideologia implica no verdadeiro dogmatismo justamente por esta oposição a sistemas de pensamentos diferentes e é aqui onde algumas ideologias ao longo da história têm passado de um simples dogmatismo a um profundo totalitarismo.

Alguns dos exemplos mais conhecidos por nós hoje em dia são: liberalismo, nacionalismo, socialismo, comunismo, fascismo, anarquismo e conservacionismo (a nível político); feminismo, ideologias ecologistas, anti globalização, pela igualdade racial e sexual, pela liberdade de pensamento e pacifismo (a nível social e cultural); cristianismo, judaísmo ou budismo entre outras (a nível religioso).

Mais uma letura:

A ideologia socialista é um grupo de propostas criado no sistema capitalista com objetivos indefinidos. O que são propostas? “ Eu quero uma proposta para viver” . Brasília é uma cidade ideológica. A Universidade é que cria essas propostas? Não, é a Sociedade Humana. Uma capa de CD gera uma ideologia. Uma bandeira branca gera uma ideologia. Tudo se trata de manipulação, desde os tempos da caverna.

Seria como se as pessoas se transformassem num grande bolo alimentar. O cantor canta sons ideológicos. O inseto é um animal ideológico? Originalmente todos os seres são ideológicos. Os termos usados são políticos. Significa dizer que são democráticos. O comunismo é a anti- ideologia. Politicamente incorreto e socialmente danoso. Alienante para as massas e a burguesia. O sentido errado do processo socialista. Significa dizer que houve uma deturpação de todo o sistema. Os típicos comunistas dispensam a ideologia. Lenin é um bom exemplo disso.

Os núcleos pró- central são grupos anarquistas. Os clubes operários são locais ideológicos. As linguagem ideológicas pressupõe a existência de um processo político. Tal processo pode inclusive ser revolucionário ou comercial. A Alemanha teve o Período Nazista. Os dicionários dizem Nacional- Socialista, significando Nacionalismo Social. Os álbuns da banda Landser são ideológicos. Os blogs da Ultra- Defesa também são.

Os dicionários também se referem ao Capitalismo. Novo Liberalismo ou, se preferem, Neo Liberalismo. Literatura decadente e mortal. Propriedades agrárias sem utilidade alguma. Aidéticos morrendo nos hospitais. Amores mal resolvidos. Trabalho e assédio moral. Músicas de péssimo nível, introduzindo a burrice na cabeça dos jovens. Palavras de baixo calão. Livros mal escritos e não revisados. Governos incompetentes e corruptos.

Questionar torna- se uma obrigação. Os falcões da sabedoria. A música Punk que alerta a juventude. O jornal que não é judaico ou evangélico. O primeiro homem a dizer não. A poderosa Gaia nos protegendo dos venenos bolcheviques. Propagando o amor e a paz. O dicionário diz que paz seria a ausência de guerra. Arnaldo Antunes poderia explicar melhor. O capital foi inventado por Marx? Esteticamente falando, sim. A livraria oferece quilos de ideologia para vender. Utopicamente, caminhamos para o abismo dos Portais da Internet.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)