Conceito de Identidade Sexual

Identidade-SexualA identidade sexual é uma vivência interna e também íntima. Isto é, cada pessoa é livre de decidir com quem compartilha ou não sua tendência sexual. O certo é que existem diferentes tipos de identidade sexual e que mostram diversas formas de entender o amor. Cada pessoa nasce sendo homem ou mulher, a diferença se mostra no plano biológico e emocional como também no reprodutivo. A mulher é aquela que tem o dom de dar a luz e ficar grávida. A partir do ponto de vista da reprodução, homens e mulheres precisam se completar.

A identidade sexual é um conceito que se refere à forma como um indivíduo se identifica como homem ou mulher do ponto de vista do gênero e também de sua orientação sexual. Além disso, a identidade pessoal de um indivíduo e de sua orientação sexual são muito intimas, portanto, o ser humano se desenvolve em relação a parâmetros concretos a partir da sua aceitação interna. O ser humano vai se descobrindo e sua identidade sexual se refere a sua preferência sexual, como também em sua forma de sentir e em suas atitudes.

A identidade sexual é a soma de diferentes planos: biológico, ambiental e psicológico. Geralmente, a fase da adolescência é aquela que o jovem começa a se conhecer do ponto de vista mais profundo. Em alguns casos, o descobrimento da identidade sexual pode estar vinculado com o sofrimento de não se sentir como opção majoritária e consequentemente o medo da rejeição.

Toda identidade sexual é natural e, portanto, deve potencializar a tolerância e o respeito ao próximo de acordo com sua dignidade de amor e respeito. Além disso, é importante estabelecer uma sociedade livre, onde cada ser humano pode mostrar-se de verdade como realmente é e ser autêntico.

É importante evitar certos estereótipos que classificam as pessoas vítimas desse preconceito para lembrar que todo ser humano é único e exclusivo. Existem filmes interessantes que nos fazem refletir sobre esse tema como é caso de Brokeback Mountain que mostra uma história de amor homossexual. Este filme é interpretado por Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Anna Faris, Anne Hathaway e Michelle Williams.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Identidade Sexual