Conceito de Ideia de Negócio

Montar um projeto novo é uma aventura empresarial que exige um processo com várias etapas.

Entretanto, as grandes empresas iniciam suas atividades a partir de uma boa ideia de negócio. Uma boa ideia é o princípio de um projeto que se materializa posteriormente através de um plano concreto.

A ideia de negócio é tão importante que vale a pena refletir sobre este aspecto para encontrar uma ideia que realmente seja viável. Esta é a chave para uma ideia de negócio: a viabilidade (nem sempre o salto de um conceito ideal para uma realidade é possível).

A essência de um projeto

A ideia de negócio mostra o produto que será o eixo central da empresa ou o serviço que será oferecido. Qualquer empresa poder ter sucesso quando desperta o interesse de clientes potenciais, por isso que uma ideia de negócio bem-sucedida é aquela que identifica uma necessidade específica do cliente. Uma necessidade que pode ser atendida através de um serviço ou de um produto oferecido pela empresa

Colocar a ideia em prática

Um empreendedor pode gostar muito de uma ideia de negócio e visualizá-la como maravilhosa, no entanto, para que um negócio tenha êxito é importante que esta ideia agrade a um público maior. Por esta razão, é importante pedir opinião a pessoas próximas sobre os pontos fortes e fracos desta ideia. Da mesma maneira que é importante também analisar a concorrência do setor e saber se existe demanda de trabalho dessa área para montar a empresa que se deseja.

Diferenciar da concorrência para destacar-se

Uma ideia de negócio deve apostar também em algum diferencial em relação a sua concorrência. Por isso é importante fazer uma análise SWOT de uma ideia de negócio, ou seja, vale a pena refletir sobre os pontos fortes e fracos, sobre as oportunidades e as ameaças que podem apresentar essa ideia e, assim, ter uma visão objetiva antes de se aventurar de forma empreendedora, avaliando os possíveis riscos e dando uma forma mais adequada à realidade desta ideia.

Um dos pontos mais importantes para concretizar um projeto de negócio é atender o fator econômico, ou seja, o orçamento. Neste caso, não se trata de descartar por completo uma ideia, mas de adaptá-la à realidade valorizando os recursos presentes.

Foto: iStock - andresr

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ideia de Negócio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ideia-de-negocio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ideia de Negócio