Conceito de Idealização

IdealizacaoConhecer a realidade nem sempre é tão simples, de fato, às vezes, observamos as coisas como desejamos e não como são na realidade. Também existem situações de idealização, por exemplo, o namoro. É possível distorcer a realidade observando o objeto de desejo em um papel de perfeição absoluta. Entretanto, quando o processo de ilusão acaba, o pedestal de imagem de perfeição do outro também termina.

A idealização surge diante da falta de objetividade em observar apenas o lado positivo das coisas, mesmo assim, quem idealiza a realidade tende a ignorar as imperfeições e os defeitos, como também exagera os pontos positivos. A idealização é própria das pessoas sonhadoras que têm grande fantasia. Porém, em termos vitais, a idealização se conecta mais com algumas fases da vida do que com outras.

Por exemplo, a idealização também é própria da adolescência e dos primeiros anos da juventude. A maturidade e a experiência fazem as pessoas aprender a ter os pés no chão. Nas relações pessoais, uma pessoa idealiza a outra quando exagera suas virtudes. A atitude de idealizar a outra também costuma ser própria de quem tem a autoestima baixa e de quem se coloca em posição de inferioridade em relação aos demais.

Nesse caso, idealizam no outro as atitudes que queriam ter e sentem que nunca poderão ter. A idealização costuma criar vínculos afetivos de dependência e faz com que a pessoa se sinta insubstituível.

O preço de idealizar alguém costuma ser muito alto, assim, mais cedo ou mais tarde surge a decepção. É impossível estar à altura de um ideal de perfeição absoluta pelo que as pessoas idealizam com frequência. Na realidade sofrem grandes decepções e nesse caso experimentam muita ira e ressentimento pelo ocorrido.

As pessoas que idealizam a realidade se deixam levar pelas primeiras impressões e não se preocupam em conhecer a verdadeira realidade. A idealização também se refere a si mesmo, assim quando uma pessoa tem uma visão distorcida de seu próprio modo de ser e não se dá conta de seus defeitos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Idealização