Conceito de Ictiologia

IctiologiaA ictiologia é uma disciplina que faz parte da zoologia e trata exclusivamente do estudo dos peixes. Ela é responsável por descrever e contribuir dados fundamentais sobre as diversas espécies existentes e as novas que vão surgindo, como também aprofunda questões como o comportamento e a biologia dos peixes.

Os peixes são animais aquáticos que desde a origem do mundo se destacam devido à contribuição nutricional que proporcionam à dieta do homem.

Quando o homem descobriu esta questão obviamente se dedicou em proteger os peixes para garantir seu consumo.

Nos primórdios da humanidade, os peixes eram empregados especialmente para ser consumidos em diversos alimentos, no entanto, com o passar dos tempos sua utilização passou a ter novas variantes como a pesca esportiva e a sua criação da mesma forma que se realiza com o gado em geral para posterior comercialização.

Desta forma, os peixes são animais de grande importância na vida das pessoas como também proporcionam o equilíbrio do ecossistema que fazem parte.

Em relação a sua história formal, a ictiologia descreve uma incrível quantidade de espécie de peixes, mais de trinta mil, entretanto, nunca param as novidades, existem muitas outras espécies desconhecidas que aparecem e engrossam a lista.

No entanto, por tratar-se de um universo de estudo tão complexo e vasto é que a ictiologia não atua sozinha, existem outras ciências parceiras como a biologia marinha que estuda as espécies que habitam os mares e os oceanos; como também a oceanografia que aborda todos os fenômenos e processos ocorridos nos mares e oceanos; e também a limnologia que estuda especialmente o ecossistema da água da parte continental do planeta.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ictiologia