Conceito de Iconologia

IconologiaA iconologia é uma ciência que estuda, detecta e explica todas as representações pictóricas que indicam as virtudes, vícios, questões morais ou qualquer outro tipo de questão natural que merece ser destacado pelas pessoas que praticam ou desenvolvem essas ações.

Na análise e estudo das mitologias grega e romana, por mencionar as mais populares existentes e que ainda continuam vigentes em nossos dias com as histórias e lendas de deuses, fadas, criaturas, entre outros, a iconologia tem sido fundamental para explicar e conhecer em detalhes muitas dessas questões.

No entanto, vale destacar que a iconologia não se mantém ao longo da história da religião, assim seu foco de atenção se concentra na grande quantidade de personagens que se destacaram nestes campos.

Basicamente a iconologia realiza uma análise bem exaustiva das imagens correspondentes, estuda-a em todos os aspectos possíveis como já destacado, adverte ou identifica as virtudes, as questões associadas à moralidade, entre outros. Também trata de comparar as imagens com outras, por exemplo, as que são correspondentes a outros tempos ou autores, para estabelecer novas conclusões, interpretações, ou então, para dar mais informação sobre os costumes e o uso de diversas épocas.

Não é por acaso que a iconologia está focada especialmente em desentranhar emblemas e alegorias, imagens carregadas de enigmas que contam apenas com uma frase e permitem seu desenvolvimento, além da representação de ideias através de formas, objetos ou animais respectivamente.

Vale ressaltar que em função do objeto de estudo, a iconologia está dividida nas seguintes categorias: iconologia pagã (focada no estudo de imagens que têm a ver com objetos e pessoas do culto), iconologia civil (abrange as figuras sem responsabilidade religiosa, mas sim as civis e políticas) e iconologia religiosa (abrange o estudo de pessoas de certas religiões, santos, anjos e do próprio Deus).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Iconologia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/iconologia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Iconologia