Conceito de Iconoclasta

IconoclastaO termo iconoclasta é utilizado em nossa língua para denominar a postura daquele indivíduo que não é favor do culto de imagens consideradas sagradas, por exemplo, imagens de personagens religiosos como Jesus, Virgem Maria, todos os Santos existentes, entre outros.

O uso deste termo não é casual e tem uma explicação específica, pois deriva do vocábulo grego “eikonoklastes” que se refere precisamente a um destruidor de imagens, isso está relacionado à atitude de um iconoclasta que é quebrar qualquer tipo de adoração a uma imagem religiosa.

A adoração de imagens de personalidades vinculadas à religião ou a deuses e criaturas associadas a algum tipo de mitologia tem sido uma prática constante do homem desde sua presença na Terra. No entanto, em algumas épocas e como consequência das conjunturas políticas e religiosas imperantes tais práticas sofreram com ataques e críticas desse tipo em meados do século VIII durante o Império Bizantino. Desde então, o imperador Leão III proibiu o culto de imagens religiosas vinculadas ao cristianismo como é o caso de Jesus e Virgem Maria, principais representantes desta crença religiosa.

Longe de ser uma medida proibitiva, mas sendo na realidade, o governo de Leão III foi com todo seu estigma contrário à adoração de imagens até às últimas consequências e chegou a prender aqueles que não cumpriam com as normas.

Porém, isso não aconteceu apenas nesse momento e com as imagens associadas à religião cristã, também aconteceu em outros momentos da história e em outros contextos, por exemplo, as autoridades vigentes em determinada situação decidiram proibir o culto às imagens, a Deus, entre outros.

Vale destacar que esse tipo de movimento exposto até agora é chamado de Iconoclastia.

Por outro lado e de alguma forma em consequência desta referência original, este termo é aplicado também para designar a pessoa que se mostra contrária e se opõe às autoridades reconhecidas e vigentes perante a lei como normas e modelos que se promovem em alguns campos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Iconoclasta. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/iconoclasta >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Iconoclasta