Conceito de Ibuprofeno

IbuprofenoO Ibuprofeno é um medicamento extremamente usado para o tratamento de dores, inflamação e febre. Também é conhecido como Iboprofen.

O Ibuprofeno é um medicamento de tipo AINE, ou seja, anti-inflamatórios não esteroides, este grupo de fármaco é capaz de eliminar a inflamação sem ser esteroide. O mesmo proporciona vantagens por não causar uma grande quantidade de efeitos colaterais próprio deste tipo de medicamento.

Existem vários tipos de AINE, dependendo de suas propriedades farmacológicas e potência como analgésico e anti-inflamatório, de todos eles o ibuprofeno é talvez o mais utilizado tanto em crianças como em adultos.

Este medicamento tem a propriedade de aliviar a dor, diminuir a inflamação e baixar a temperatura em caso de febre. Estes efeitos são causados quando se diminui a quantidade de substâncias inflamatórias chamadas prostaglandinas, e isso ocorre ao ser inibida a enzima que intervém em sua produção conhecida como cicloxigenasa. Esta enzima possui dois tipos, a COX1 e a COX2, o ibuprofeno entra no grupo de AINE que inibe ambas as enzimas, diferentemente dos novos AINEs capazes de inibir apenas a COX2.

Um dos principais usos do ibuprofeno é para o tratamento da inflamação associada aos traumatismos. Este medicamento poder atingir até o osso, é muito usado em procedimentos e tratamentos odontológicos, como também é prescrito para dor e inflamação de origem muscular esquelética que acompanha certos distúrbios como a bursite, tendinite, distensão, artrite, lesão e inflamação muscular. Também é um excelente medicamento para o tratamento de dor menstrual e dismenorreia.

O ibuprofeno é fornecido no mercado através de cápsulas ou comprimidos para adultos e gotas ou xarope para crianças. É possível uma apresentação combinada de tiocolchicósido para o tratamento de contraturas musculares, ou então, de codeína para o tratamento de dores com maior intensidade.

Embora seja extremamente utilizado, o uso do ibuprofeno está relacionado ao desenvolvimento de vários efeitos colaterais, especialmente quando utilizado em altas doses ou por tempo prolongado. Estes efeitos ocorrem em consequência da sua capacidade de inibir as enzimas COX e principalmente o desenvolvimento de gastrites e úlceras, assim como permite a inibição na capacidade das plaquetas em formar coágulos para deter as hemorragias. Outros efeitos colaterais do ibuprofeno são o surgimento de edemas, reações alérgicas na pele e nas mucosas, comprometimento dos rins, além da retenção de líquido em pessoas com doenças cardiovasculares.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ibuprofeno. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ibuprofeno >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ibuprofeno