Conceito » Humanização

Conceito de Humanização




HumanizaçãoHumanização como conceito é o processo pelo qual surge e se desenvolve a cultura em todos os seus níveis (nível técnico-econômico, sócio político e ideológico)tal e como a conhecemos nos dias de hoje.

A humanização no nível técnico-econômico corresponde ao modo em que um determinado grupo social se relaciona como o meio físico. Já a Humanização no nível sócio político corresponde ao modo em que os indivíduos de um grupo social se relacionam entre si e com outros grupos sociais. No caso do nível ideológico ou nível sócio axio ideológico corresponde ao modo em que um grupo social com as crenças, os valores e normas e regras que orientam a vida em meio a uma sociedade.

Com a humanização vieram varias mudanças culturais no âmbito da alimentação, da sociedade, da linguagem e da aprendizagem.

A humanização é o processo que explica um fato: Nossos antepassados eram primatas e hoje extinguidos. A humanização, portanto, explicaria o processo de transformação, formação do símio no homem dos dias atuais. Em principio a conceito de humanização deveria estar livre de valores, pois nele cabe todo tipo de teorias, modelos e explicações na hora de abordar o problema.

Com a humanização veio a socialização que se entende como o processo, pro meio do qual o indivíduo aprende a desenvolver-se numa determinada sociedade. O agente socializante será a própria sociedade como um todo, ou qualquer outro elemento ou elementos da sociedade.

A humanização ajudou o indivíduo a ser capar de adquirir usos novos e difundir esses usos. Os seres humanos que participam ou participaram desse processo foram portadores de mudanças que marcaram um desenvolvimento na forma de agir do homem moderno e influenciaram a muitas gerações até chegar ao que nós conhecemos como humanização.

Num conceito mais claro e mais moderno a humanização é a ação e o efeito de fomentar que as pessoas hajam de forma benéfica. As campanhas de sensibilização social, mentalização e informativas, promovidas geralmente por ONGs (Organizações Não Governamentais), pretende exatamente a aceitação de grupos sociais chamados minoritários que enfrentam dificuldades para uma integração com os demais e com o resto da sociedade, ou seja, a humanização na qualidade de vida para todos os seres humanos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)