Conceito de Humanismo

HumanismoHumanismo é o movimento intelectual que se estendeu na Europa a partir do século XV. É proveniente do termo latim homo que significa homem. A nova forma de pensar, fez com que os seres humanos confiassem na sua razão e na sua capacidade para cultivar todos os ramos da sabedoria.

Si na Idade Media os ideias de perfeição eram o guerreiro e o monge, com o humanismo o ideal seria o cortesão, o cavalheiro renascentista; o conhecedor de línguas clássicas (grego e latim), da poesia e da história; aquele que seja capaz de escrever em verso e prosa, estudante e praticante da música, que era um grande desenhista e pintor, aquele que possuísse habilidade com os cavalos, um bom competidor e, alem de tudo isso, fosse gentil e galanteador. No caso das mulheres, esta deveria ser honesta, ter conhecimento das letras, da pintura e da música, saber dançar e ser alegre nas festas.

Como se pode ver, o que realmente se pretendia com o humanismo é que a formação do individuo fosse integral, ou seja, saber sobre todos os assuntos; talvez, ao contrario dos dias de hoje, se tende mais a especialização, a saber, muitos sobre uma só matéria ainda que se desconheça o Elemental de muitas outras. Está claro que Esso era o ideal na Idade Media. A realidade seria outra totalmente distinta, porém cabe dizer que muitos personagens da época (Castiglione, Maquiavel, Erasmo de Rotterdam, Tomás Moro, Luis Vives, Antonio de Nebrija, Cardenal Cisneto, entre outros) se assemelharam muito da ideia que o humanismo difundiu.

Como em todos os movimentos, os humanistas se reuniam para troar impressões e experiências. O que faziam nas cortes da época, nos grandiosos palácios dos mecenas, seus protetores, ou em academias. Os humanistas escreviam suas obras na língua do seu país e não em latim, que era a língua culta da época imediatamente anterior, um gesto mais para eliminar todo o resquício daquilo que era considerado como medieval; para isso, as leituras nacionais foram objetos de grande importância.

Como se pode notar o movimento conhecido como humanismo deixou marcas no passado que foram trazidas para o futuro e mudou a forma de pensar depois da Idade Media.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Humanismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/humanismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Humanismo