Conceito de Hospital

HospitalDenomina-se hospital ao lugar no qual se atende os indivíduos que padecem de uma determinada doença e que vão com o objeto de receber um diagnóstico e um posterior tratamento para sua afecção. Segundo o tipo de patologia que atendam, há diferentes tipos de hospitais, como: materno infantis, geriátricos, gerais e psiquiátricos, entre outros.

Para oferecer e cumprir suas responsabilidades com uma boa atenção, os hospitais contam com diferentes áreas de especialidades que se ocupam das diferentes demandas de previdência que podem ter para evitar desta maneira uma desorganização generalizada. Assim, por exemplo, temos o pronto-socorro que é o lugar no qual chegam os pacientes que sofreram uma urgência ou tiveram um acidente. Depois, está à área de terapia intensiva no qual se destina aos doentes de maior gravidade, também pode ser encontrado a área de terapia intermediária no qual se tratam os pacientes que saíram de um quadro grave, mas que ainda requerem monitoramento antes de passar ao leito comum.

E depois claro, cada hospital, conta com um setor de análise comum, outro mais complexo, cirurgiões e andares inteiros destinados à recuperação dos pacientes em quartos. É claro, que todas estas questões variam de acordo com o país, mas grandes traços destas divisões podem ser apreciados em sua maioria.

Um hospital está composto por uma série de subsistemas que interagem entre si dinamicamente: o sistema assistencial (inclui os consultórios externos e áreas de internação), sistema administrativo contábil (ocupa-se da admissão e saída dos pacientes, como todo o inerente a documentação em geral), gerencial (se encarrega da direção do hospital, as políticas e as finanças), de informação (se refere ao sistema informático que mantém comunicadas a todas as áreas), técnico (se ocupa da manutenção) e de docência e investigação (área encarregada da capacitação dos novos profissionais).

Ainda que não seja sua função primária, o hospital também cumpre um importante papel na prevenção das doenças. Por exemplo, é muito comum que se desenvolvam seminários sobre doenças ou campanhas de vacinação, promovidas pelos ministérios de saúde pública dos países.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Hospital. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/hospital >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Hospital