Conceito de Honra

A definição de honra seria uma qualidade que todos temos quando nascemos e que é aprimorada pela educação e pela convivência social. No entanto essa definição é simplória. O fato é que honra é um conceito considerado obsoleto na sociedade atual, especialmente nos países capitalistas. No momento em que precisamos consultar a legislação e a doutrina para entender o que é honra, já se dilui o próprio conceito. Um homem honrado possui duas qualidades básicas: ele é digno e é honesto.

No Japão Feudal, a honra era a qualidade dos samurais, os quais eram guerreiros a serviço do Shogun. No século XVII, no Brasil, a definição de honra precisou ser modificada para justificar a existência de escravos. O homem honrado passou a ser o homem integro, que passou a ser o profissional respeitado. A honra estava nos acordos bem feitos, nos contratos cumpridos. A honra dividiu- se: agora havia honra objetiva e subjetiva. A honra subjetiva é como cada um de nós vê a honra. Também havia a questão da imagem: como o homem honrado deveria se apresentar em público. Obviamente, não existe honra sem moral e, portanto, uma conduta imoral desqualifica o homem honrado. Atualmente, a palavra honra tem sido bastante ouvida nos programas políticos. Nesse contexto ela é usada como um sinônimo de ética e coragem. A honra deixa de ser qualidade e passa a ser apenas sentimento. Torna-se, então, um conceito filosófico. Um conceito que, quando traduzido, modifica-se completamente. Passa a permitir questionamentos. De fato é uma definição bastante complexa. A honra, no âmbito familiar, envolve o relacionamento do casal. Fazer o bem para o marido ou a esposa. Ainda assim, lembremos que vivemos num Sistema Patriarcal. Dentro desse sistema a honra transforma- se em justiça.

Geralmente o conceito de honra está associado aos chamados Crimes contra a Honra, quais sejam: calúnia, difamação e injúria. Os crimes contra a honra se enquadram dentro da categoria dos Danos Morais. Na verdade quando se fala em crimes contra a honra, estamos nos referindo a reputação da vítima. É importante frisar que a honra é assegurada pela Lei. Sabemos que todo ser humano tem direito à integridade moral. Mas, e as empresas, também podem ser vítimas desses crimes? Sim, pois se existe a dignidade da pessoa humana existe, inclusive, a dignidade da pessoa jurídica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Honra