Conceito de Honestidade

HonestidadeA honestidade é um valor ou qualidade própria do ser humano que tem uma estreita relação com os princípios de verdade, justiça e com a integridade moral. Uma pessoa honesta é aquela que procura sempre anteceder a verdade em seus pensamentos, expressões e ações.

Através da história da filosofia, a honestidade tem sido muito estudada por diversos pensadores. Por exemplo, Sócrates se dedicou a investigar sobre seu significado e a indagar sobre o que é verdadeiramente esta qualidade. Mais tarde, filósofos como Immanuel Kant trataram de compor uma série de princípios éticos gerais que incluíram entre eles a conduta honesta. Outro filósofo, Confúcio, diferenciou diferentes níveis de honestidade para sua ética e de acordo com seu grau de profundidade foram chamados Li, Yi e Ren. É motivo de debate se a honestidade é uma característica inata do ser humano ou se é fruto de sua interação na sociedade.

Neste sentido, a honestidade (como qualidade ética ou moral da sociedade) está também ligada à sinceridade, a coerência, a integridade, ao respeito e a dignidade. Mas como a verdade humana nunca pode ser absoluta, a honestidade também é um valor subjetivo, na medida em que depende do contexto e dos atores envolvidos. Por esta causa se torna dificultoso estabelecer parâmetros morais compartilhados de uma sociedade ou de uma cultura ou outra, e inclusive entre grupos ou indivíduos, estas concepções podem mudar radicalmente e o que para uns é uma demonstração de honestidade para outros não é.

Além disso, nos diferentes campos de uma sociedade típica, o conceito de honestidade é variável e mais ou menos priorizado. Por exemplo, se prioriza a honestidade na ciência, mas nas áreas políticas esta noção é muito mais discutível. Entretanto, a contaminação da honestidade tem chegado a diversos campos em que a sentença deste fato é muito versátil e depende das normas aplicadas. Assim, enquanto um evento desonesto é repudiado sem hesitação por toda a comunidade científica quando se demonstra um plágio ou uma fraude, lamentavelmente esse exemplo não é reconhecido em muitas ocasiões nos poderes do Estado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Honestidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/honestidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Honestidade