Conceito de Homo Sapiens

Homo-SapiensHomo Sapiens é o nome científico apresentado pela raça humana que constitui um tipo ou espécie particular de animal. O homo sapiens é o único animal da Terra que desenvolveu um pensamento abstrato com raciocínio incluso. Assim, possui elementos que são comuns a outros animais como as sensações (medo, temor, angustia, prazer), mas ao mesmo tempo pode converter essas sensações físicas em sentimentos racionalizados. Além disso, o homo sapiens ou ser humano é o único que conseguiu desenvolver um estilo de vida extremamente complexo que tende cada vez mais para o conforto, mas também para uma vida cada vez mais separada de suas origens naturais.

O homo sapiens foi o último dos grandes hominídeo que apareceu no planeta Terra. Por outro lado, foi o único que sobreviveu às diferentes condições climáticas, chegando a expandir-se por todo o território conhecido do planeta. Considera-se que o homo sapiens (como restante dos grandes hominídeos) é descendente do macaco ou do primata, mas sua conexão ou vínculo não pode ainda ser descoberto por completo, faltando o que se conhece como "elo perdido". Em termos de números, os cientistas estimam que o homo sapiens surgiu na Terra há duzentos mil anos em algumas regiões da África, de onde partiu para conquistar todo o planeta.

O homo sapiens ou ser humano atual possui algumas características específicas que permitem diferenciá-lo do restante dos animais. Em primeiro lugar, é um animal bípede, que significa que passou de sua antiga posição de quadrúpede para erguer-se e caminhar sobre dois pés. Por outro lado, o ser humano apresenta um dimorfismo sexual acentuado e isto significa que se pode distinguir claramente entre homens e mulheres diferentemente do que acontece com os machos e fêmeas da maioria das espécies animais.

Sem dúvida alguma, o elemento que marca uma diferença profunda entre o homo sapiens e o restante dos animais é o fato de que com o primeiro surge a noção de cultura. A cultura é toda a criação realizada pelo próprio ser humano, seja a partir de ferramentas primitivas até os mais impensados monumentos e construções monumentais. Graças ao desenvolvimento de uma capacidade mental importante, ao uso da razão e do pensamento abstrato, o ser humano pode desenvolver fabulosos elementos tais como a linguagem, a religião, a arte, a ciência, a tecnologia, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Homo Sapiens