Conceito de Homem

homemEntende-se por homem a todo ser humano do sexo masculino, em oposição àqueles de sexo feminino classificados com o termo mulher. Dentro da categoria homem pode ser considerado o menino, adolescente e adulto. Com frequência, o termo homem é utilizado também para se referir à humanidade em geral ou ao indivíduo em sociedade, sem distinção de sexo nem de idade. Assim, a antropologia é a ciência social que se ocupa do estudo do homem como ser humano.

Do ponto de vista biológico, um homem é aquele ser humano, produto da fertilização do óvulo por parte da célula espermatozóide, que comporta os cromossomos XY. Assim, no aspecto anatômico, o homem contará com um sistema reprodutivo constituído pelos seguintes órgãos sexuais: pênis, testículos, canal deferente e próstata. A função destes órgãos é produzir sêmen portador de esperma que possa ser unido ao óvulo de uma mulher na fertilização. Na ciência, a andrologia é o ramo da urologia que se encarrega do estudo das funções sexuais e de reprodução masculina, com o propósito de tratar, entre outros, transtornos de ereção e infertilidade.

Em geral, utiliza-se o termo puberdade para descrever aquelas condições que marcam a transição de um homem menino a um homem adulto, no qual pode ser referido como portador de características de masculinidade ou virilidade, ainda que muitas destas possuem uma profundidade social e cultural que evolui segundo os tempos.

Por sua vez, longos debates têm ocorrido na história da humanidade e até nossos dias com respeito àquilo que é masculino e aquilo que não o é. O que se conhece como machismo é uma forma cultural que sustenta uma hegemonia do masculino sobre o feminino, e assim sugere a virtude e hierarquia do homem por sobre a mulher em diferentes campos da ordem social. Por exemplo, certos papéis políticos, sociais ou religiosos têm sido historicamente domínio do gênero masculino, seja por normas ou regulações ou por tradição ou disposição cultural. Diferentes grupos de homens no mundo têm iniciado movimentos em prol da equidade de direitos ao que diz respeito às mulheres, a partir do que consideram uma pressão cultural por se mostrarem superiores, mais hábeis ou preparados para certas situações sociais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Homem