Conceito de Hoax (correntes de email)

Hoax é um termo que se originou do Inglês, e que significa "enganar" ou "brincar". Na Internet, está diretamente associado com as correntes de e-mail, aquelas que circulam com mensagens falsas com pedidos de ajuda para uma pessoa com uma doença, ou textos que anunciam prêmios caso encaminhemos o e-mail em questão para nossos contatos. Estas são algumas das possibilidades que podem aparecer deste tipo de ameaça que tem evoluído nos últimos tempos, dado que os Hoaxes ou Correntes de e-mail existem desde o inicio da rede, não tanto como uma armadilha, mas sim como uma brincadeira. Esta evolução a que nos referimos no Que Conceito na verdade procurava compensações financeiras, e assim, identifica-se o conceito de Phishing, muito diferente do Hoax quanto ao perigo de um fim.

As correntes típicas informam o encerramento do Hotmail, ou que nos darão um premio se enviarmos a mensagem que recebemos para 15 de nossos amigos. A lista de correntes existentes é muito extensa e, embora não se detectem novos casos de hoaxes, os que circulam desde o início deste fenômeno ainda são tão irritantes e eficazes como naquele tempo, apesar da atenção que lhes é dada pela mídia e centros de segurança em informática.

É importante entender que um antivírus não é capaz de nos proteger dos hoaxes por si só, pois essas correntes não possuem nenhum código malicioso. Hoaxes são mensagens de e-mail que tentam nos fazer acreditar que o que eles dizem é verdadeiro, e para isso muitos se baseiam em dados que na realidade não existem, que vão de números de telefone a imagens.

Diante deste problema, a melhor defesa é a informação. Consultar a internet em si, procurando uma linha do texto de e-mail recebido em algum veiculo de busca para determinar se há relatos ou não do mesmo, e assim, ter uma resposta sobre a veracidade da mensagem, tendo em conta que geralmente somos convidados a reenviá-la aos amigos e familiares que estão em nossa lista de contatos e que poderiam fazer o mesmo, considerando a absoluta confiança depositada neles. Neste último cenário, e se tratando de um apelo à solidariedade, devemos entender que é o tipo de coisa que provavelmente nossos amigos nos diriam em pessoa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Hoax (correntes de email). QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/hoax-correntes-de-email >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Hoax (correntes de email)