Conceito de História Contemporânea

A História Contemporânea é o período mais recente da história da humanidade, ocupando espaço no final do século XVIII até o presente. O inicio deste período histórico aconteceu no ano da Revolução Francesa (1789), na qual se dá o fim da História Moderna. O término do período conhecido como História Contemporânea não está claro, pois acredita-se que ele ocorre até hoje, embora para alguns pensadores do século XXI já iniciou o período da Pós- modernidade.

Na hora de definir o acontecimento mundial desenvolvido ao longo da história contemporânea, alguns elementos se sobressaem e destacam neste período. Neste sentido, devemos mencionar o estabelecimento e a consolidação de fenômenos de grande escala. Enquanto que o século XIX se caracterizou pelo fenômeno imperialista que permitiu aos europeus se apropriarem de todos os lugares do planeta onde ainda não exerciam poder, foi durante o século XX que se completou o processo de globalização e fez com que o planeta entrasse em íntima relação política, econômica, social e cultural.

Na História Contemporânea, a população mundial alcançou um número superior ao total da população mundial de todos os períodos históricos somados, e isto pode estar intimamente relacionado com o desenvolvimento de importantes avanços tecnológicos (a partir da Revolução Industrial), com a consolidação do sistema capitalista que deu única oportunidade de crescimento e riqueza às burguesias e com o avanço das sociedades de consumo que puderam pela primeira vez na história alcançar melhores níveis de vida (com os eletrodomésticos, as novas técnicas de conservação alimentar, com o crescimento do lazer e das variantes culturais, etc.).

Entretanto, a História Contemporânea também significou importantes conflitos e retrocessos. É aí que devemos destacar fenômenos que mancharam com sangue e dor às sociedades contemporâneas, especialmente a partir do imperialismo e exploração dos países africanos no final do século XIX, dos conflitos militares como as Guerras Mundiais sucedidas na primeira metade do século XX e da Guerra Fria, do desenvolvimento de ideologias racistas e totalitárias como o fascismo e o nazismo, com o aprofundamento das diferenças sociais entre os que possuem os meios de produção e os setores de trabalhadores. Finalmente, o período da História Contemporânea também significou a destruição em grande escala da natureza e do meio ambiente, conflito que hoje em dia começa a dar seus primeiros sinais de gravidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

História Contemporânea. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/historia-contemporanea >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados História Contemporânea