Conceito » Histologia

Conceito de Histologia




HistologiaA histologia como conceito, é a disciplina que estuda a organização microscópica dos seres vivos e a maneira de relacionarem-se internamente estrutural e funcionalmente seus componentes individuais. Etimologicamente se conceitua a Histologia como a disciplina que se ocupa do estudo dos tecidos.

No século XVII apareceram os primeiros microscópios e foram-se acumulando dados ao longo dos séculos posteriores, porém a Histologia alcançou seu ápice do ramo autonômico da ciência no século XIX ao formular-se a teoria celular que considera as células como organismos potencialmente independentes e aos seres vivos como agregados destas unidades vivas, distribuídas e ordenadas de acordo com as leis fixas.
Esta geração básica nas ciências morfológicas foi enriquecida com dois fatos concretamente: o descobrimento de que as células se formam por divisão de outras células e também devido ao fato de que a geração da teoria celular a patologia, pois os processos patológicos também se correspondem com alterações celulares.

Nos anos 30 do século passado , o aparecimento do microscópio eletrônico e o aparecimento de diversas técnicas histológicas que podem expor a presença de compostos químicos em relação com as estruturas nas que se encontram, fez com que o campo da Histologia se ampliasse de forma considerável em todo o mundo.
Por tanto, para que fique mais claro, a Histologia estuda os tecidos orgânicos: sua microestrutura, como se desenvolvem e quais são as suas funções. A Histologia é uma das ferramentas essenciais para o estudo mais profundo da biologia. Essa ciência estuda os tecidos, principalmente desde o ponto de vista morfológico, ainda que também como enfoque fisiológico, bioquímico e molecular. Os ramos mais importantes da Histologia são a histoquímica, a histofisiologia, a citologia e a histopatologia.
O termo histologia provém do grego “Histos” que significa tecido de telar e “logos” que significa estudo ou aprendizagem.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento das ferramentas de investigação foi algo determinante para o conhecimento da Histologia e fez com que esta ciência se tornasse mais ampla e mais profunda. A Histologia nos dias de hoje é um dos campos da ciência que mais avança na solução de problemas de tecidos e transformou a medicina ativa num celeiro de descobrimentos relativos à Histologia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)