Conceito de Hipocrisia

Hipocrisia é o ato de fingir determinadas idéias, sentimentos ou qualidades que são absolutamente contrárias as que na realmente se sente, pensa ou tem. O termo vem do grego (hypokrisis), que significa fingir ou encenar uma resposta e é justamente na cultura grega, no âmbito artístico do teatro, onde se utilizava muito este termo ao se referir ao ator que costumava colocar uma máscara ou uma fantasia para interpretar um personagem e, assim, marcar a diferença entre ficção e realidade.

É muito comum, por exemplo, entre pessoas em que se observa este tipo de atitude, promovendo situações ou divulgando idéias as quais não podem sustentar com um bom exemplo, como é normalmente visto dentro da área política entre aqueles funcionários que falam lindamente do bem comum, do próximo, entre outras coisas e as escondidas, fecham negócios ou acordos sempre buscando uma maneira de obter benefícios próprios, e geralmente de maneira ilícita.

Embora não exista uma maneira de classificar aqueles que apresentam um comportamento hipócrita, pode-se fazer uma distinção um pouco superficial, mas que os difere ao final. Uma pessoa hipócrita é aquela que vive dizendo ou fazendo coisas que não gosta ou critica, ou aquele que por determinadas situações se vê obrigado a assumir uma atitude hipócrita. Neste ultimo caso podemos dizer que essas pessoas por motivos de força maior, como por exemplo, para defender um trabalho se vê obrigada a defender situações ou idéias que não correspondem aos valores que sempre defendeu.

A verdade é que é quase impossível imaginar uma pessoa sem hipocrisia. Sem dúvida, este conceito é próprio do ser humano e com o fato de sermos seres limitados, mas absolutamente maleáveis, contraditórios e influenciáveis por diferentes fatores externos, fazem com que sejamos propensos a hipocrisia uma vez ou outra. O importante, acredito eu, esta em saber viver uma vida que não é dominado pela hipocrisia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Hipocrisia