Conceito de Hierarquização

HierarquizacaoA hierarquização é uma ação ou prática comum realizada em vários campos, áreas ou planos, entre outros, que consiste na organização e classificação das hierarquias ou dos diferentes níveis de atuação.

Basicamente a hierarquia é a organização através de categorias de certa importância que consequentemente atribui diferente relevância e valor às pessoas ou objetos hierarquizados.

São estabelecidos vários critérios para realizar uma hierarquização. Estes têm a ver com a classe, tipologia ou qualquer outra questão determinante que permita desenvolver sua classificação.

A hierarquização envolve sempre uma organização que vai de baixo para cima, ou seja, as posições que se encontram mais abaixo da escala são as menos importantes e valorizadas, sendo assim são aquelas de menor importância em relação às escalas mais altas que obviamente dispõem de maior relevância.

Vale destacar que as posições que se encontram no topo da hierarquização apresentam certo poder e autoridade em relação àquelas que se encontram nas posições inferiores. Por isso, aquele que se encontra em uma posição de hierarquia superior pode, na medida do possível, ordenar a realização de alguma atividade ou cumprimento de alguma tarefa a qualquer pessoa que se encontre numa posição inferior a sua.

As empresas de grande porte são aquelas que melhor explicam essa questão de hierarquização que compõe a estrutura dessas posições mais ou menos valorizadas.

Normalmente a razão de ser disso tudo é que: quanto maior a empresa maior será a quantidade de empregados e cargos e assim sua hierarquização. Esta é uma prática que coloca ordem e dá classificação, ela é ideal para que o trabalho se desenvolva dentro dos conformes e que cumpra com os objetivos propostos.

Assim, o proprietário ou presidente da empresa é aquele que ocupa o lugar mais alto na hierarquia, em seguida, estão os diretores de áreas ou de departamentos e mais abaixo os gerentes, desde que a empresa esteja setorizada dessa maneira, e finalmente os empregados ordinários, aqueles que ocupam os cargos menores e que não têm nenhuma autoridade sobre os anteriormente mencionados.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Hierarquização. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/hierarquizacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Hierarquização