Conceito de Hibernação (Hibernar)

Hibernacao-HibernarBoa parte das pessoas considera o inverno a estação mais dura do ano devido as suas baixíssimas temperaturas.

No entanto, existem alguns animais, como os ursos e as marmotas, que se adaptam facilmente a essas condições e esse processo é conhecido como hibernação. No caso da marmota a hibernação se prolonga por sete meses. A falta de alimentos e o frio extremo são as principais adversidades que estes animais sabem enfrentar graças à possibilidade de hibernar.

Basicamente, a hibernação consiste na capacidade de diminuir a temperatura do corpo abaixo do regular e assim há uma diminuição no consumo de energia e dos sinais vitais como a frequência cardíaca e a respiração. Esta situação em particular se mantém ativa durante os meses de inverno e então o animal permanece inativo dentro de um espaço físico especial que o ajuda a sobreviver, caso típico das cavernas. Com o término do inverno e a chegada da primavera, que está associada a um bom clima e a elevação das temperaturas, o animal regressa a suas atividades normais.

Durante o resto do ano e antes da chegada do inverno, o animal que hiberna acumula certas gorduras que mais tarde servem como energia calórica para esse tempo de frio. Inclusive, dentro das cavernas que hibernam, adotam uma posição especial que ajuda a conservar o máximo de energia e a não perder calor.

E da mesma forma como acontece com outros conceitos, a palavra hibernação também é usada no dia a dia das pessoas. Assim, quando um indivíduo se caracteriza por não sair de casa e passa o dia todo na mesma, costuma-se dizer que está hibernando, assim como os animais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Hibernação (Hibernar). QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/hibernacao-hibernar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Hibernação (Hibernar)