Conceito de Heterótrofos

HeterotrofosDe acordo com os parâmetros definidos pela biologia, são considerados heterótrofos todos os seres vivos que precisam de outros ser para alimentar-se, ou seja, eles não são capazes de produzir seu alimento dentro de seu organismo, mas devem consumir elementos da natureza constituídos como alimentos e sintetizados por outros organismos. Entre os heterótrofos mais conhecidos se destacam todos os animais, as bactérias e o ser humano.

O termo heterótrofo vem do grego, língua em que o prefixo “hetero” significa diferente e “trofos” significa alimentação. Assim, heterótrofo é aquele que se alimenta de elementos diferentes, que obtém elementos da natureza, do ambiente em que vivem para se alimentar. Enquanto os seres autótrofos são capazes de sintetizar interiormente elementos inorgânicos como luz, água, dióxido de carbono e convertê-los em alimentos; os seres heterótrofos não têm essa capacidade e, portanto, devem consumir plantas (caso sejam herbívoros) ou animais (caso sejam carnívoros). Em outras palavras, os animais e os seres humanos precisam se alimentar de outros seres vivos, e não somente de elementos inorgânicos como a água.

A alimentação heterótrofa é realizada quando a célula consome a matéria orgânica, ou seja, esse tipo de nutrição é diferente da alimentação autotrófica, pois não ocorre uma transformação de matéria inorgânica para orgânica, e esta é sua principal característica.

Os organismos heterótrofos são diferentes dos autótrofos, ou seja, são aqueles que podem sintetizar substâncias inorgânicas como a luz e transformá-la em alimento dentro de seu próprio organismo. Já os seres autótrofos são as plantas.

Ou seja, os organismos autótrofos são capazes de sintetizar todas as substâncias mais importantes para seu metabolismo partindo de substâncias inorgânicas; isso significa que sua alimentação não precisa de outros seres vivos como acontece com os seres heterótrofos, sendo esta sua principal diferença.

Entretanto, este tipo de organismo produz sua massa celular e matéria orgânica através do dióxido de carbono (substância inorgânica), sendo a única fonte de carbono que utiliza luz ou outras substâncias químicas como fonte de energia.

Os Heterótrofos como animais, fungos, bactérias e protozoários são dependentes dos autótrofos porque eles tiram sua energia e a matéria que dispõem para produzir moléculas complexas. Inclusive, os animais carnívoros são dependentes dos autótrofos ingeridos porque a energia que conseguem de suas presas provem dos autótrofos consumidos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Heterótrofos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/heterotrofos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Heterótrofos