Conceito de Herege

HeregeO uso mais comum da palavra herege se refere à pessoa com opiniões contrárias à ortodoxia ou com ideias consideradas absolutas e inquestionáveis dentro de um contexto social ou religioso.

No caso específico da religião, o herege se refere a um indivíduo que apesar de pertencer uma determinada religião de maneira prática a questiona em algum aspecto, seja manifestando uma crítica ou questionando algum preceito que a mesma propõe.

Quando uma pessoa faz parte de um grupo social ou professa determinada crença religiosa, exige-se como condição básica o comprometimento de respeitar todos os ideais, dogmas ou crenças que a sustentam. No entanto, quando isso não ocorre, ou seja, quando a pessoa opina de maneira contrária a essas premissas é nomeada como herege por essa situação.

Felizmente, hoje em dia, esta prática pôde ser banida em grande parte, entretanto, no passado, ela era muito comum e perseguia de maneira cruel o indivíduo que professasse qualquer tipo de ideia religiosa, social ou política. Ainda mais, essas perseguições costumavam ser violentas e até mesmo podiam terminar em assassinato daqueles que se colocavam contrários. Nos casos mais leves, as pessoas eram excomungadas; já nos mais graves, elas eram torturadas até a morte, em muitos casos.

Na religião cristã, para citar um exemplo, era comum a perseguição e a morte daqueles que ousavam manifestar-se contra os dogmas da Igreja Católica.

Um dos casos de maior destaque na história da Igreja Católica e considerado uma heresia foi o Protestantismo. Quando um grupo de cristãos, em meados do século XVI, decidiu separar a Igreja Católica após criticar abertamente vários de seus dogmas.

Este termo é bem usado também para expressar o comportamento desaforado de uma pessoa atrevida. “Este menino é um herege, não pode xingar seus pais desse modo”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Herege