Conceito » Hereditariedade

Conceito de Hereditariedade




HereditariedadeUm termo pouco difundido e de conceito próprio bastante difícil de definir a hereditariedade, num conceito baseado na genética é o conjunto de processos biológicos que garantem que cada ser vivo seja receptor e transmissor das informações de ordem genética através da reprodução. Essas informações genéticas são transmitidas através do que nós conhecemos como genes (Os genes são pequenas porções de valiosas informações contidas no DNA (ácido desoxirribonucleico) de cada ser vivo, de cada indivíduo).

A ciência em suas varias ramificações, normalmente colocam o termo hereditariedade e genética como sinônimos. Estes dois termos podem ser utilizados em situações em que os mesmos possam representar praticamente a mesma coisa. Porém, se nos referimos a estes termos no que se refere à técnica, não existe tal junção. Normalmente se pode confundir os termos “irmãos”, mas é necessário saber que existe uma certa diferença entre os dois que em casos específicos podem ser perfeitamente definida.

A hereditariedade é responsável, através dos cromossomas, ADN e dos genes, pelos muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e do tipo de comportamento dos seres humanos e dos animais em geral, esses fatores são transmitidos pela hereditariedade de um ser a outro no processo de reprodução.

Com a hereditariedade, os descendentes de indivíduos de uma espécie sempre descendem a essa mesma espécie não podendo uma espécie gerar outra devido a que a hereditariedade não permite. Porém, entre indivíduos de uma espécie comum é perfeitamente possível observar-se um número vasto de variações dando a vida uma diversidade enorme. Como exemplos, se observamos os seres humanos, existem varias características que nos diferenciam uns dos outros.

A hereditariedade é transmissora de informações como a cor da pele, a cor dos olhos, a forma do cabelo, as características físicas de um modo geral, as doenças próprias de um indivíduo que são transmitidas a seus descendentes através da hereditariedade, entre outros muitos fatores dos quais podemos identificar perfeitamente a presença e a função da hereditariedade tanto em humanos como em todos os seres vivos.

Tudo na hereditariedade está relacionado com o DNA e os estudos mais recentes puderam identificar uma série de elementos que corroboram com esse conceito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)