Conceito de Herbívoro

HerbivoroEm nosso idioma chamamos de herbívoro ao animal que se alimenta exclusivamente de plantas e ervas. Não come carnes, fato que o diferencia especialmente dos animais carnívoros, aqueles que justamente se alimentam de carnes. Vale ressaltar que muitos herbívoros também ingerem ovos e em alguns casos proteínas animais.

No entanto, nem todos os herbívoros comem o mesmo, a alimentação depende do clima e da zona que vivem, por isso, podemos encontrar herbívoros que consomem apenas frutas (frugívoros) ou aqueles que se alimentam somente de folhas (folívoros).

Sem dúvida, os herbívoros por excelência são chamados de ruminantes pela maneira particular que utilizam para comer as plantas. Também são os mais importantes porque representam a maioria desta ordem.

O ruminante se caracteriza por regurgitar (expulsar aquilo que excede) alimento que ingeriu no estômago e devolvê-lo à boca para mastigar novamente. São capazes de engolir grande quantidade de alimento em um curto período de tempo, assim regurgitam e em seguida trituram. Isto é, cortam a planta ou erva com os dentes de sua parte inferior e engolem sem mastigar. Quando esta planta chega a seu estômago, ela volta para sua boca como um bolo alimentar e assim pode ser mastigada suavemente e devagar. Seus dentes grandes trituram a erva quando estão em posição de repouso.

A vaca, a cabra e o coelho são alguns dos exemplos mais representativos desta classe.

Os animais herbívoros podem prejudicar algumas plantas, tornando-se seus predadores e nos casos mais extremos podem causar a morte dessas plantas. Os roedores, por exemplo, são capazes de fazer isso. Mas além dessas questões pontuais, os herbívoros também contribuem com a polinização, assim esta ação ajuda a compensar o desequilíbrio.

É importante citar que os seres humanos que consumem apenas vegetais não são herbívoros, neste caso particular são chamados de vegetarianos ou veganos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Herbívoro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/herbivoro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Herbívoro