Conceito de Hepatite B

Hepatite-BA hepatite é uma doença caracterizada pela inflamação do fígado, onde sua principal causa é a infecção por um tipo de vírus classificado como A, B, C, D e E.

De todas estas, a mais grave é a hepatite tipo B, que acontece após este vírus entrar em contato com o organismo através do sexo, por via sanguínea durante a gravidez, pelas transfusões de sangue, ao compartir seringas com drogados, ou então por acidente com profissionais da saúde ao lidar com portadores desta infecção.

Uma vez que o vírus entra em contato com o organismo, demora de três a seis meses para poder detectar as provas diagnósticas. Após a infecção podem ocorrer várias situações dependendo do estado do sistema imunológico do portador.

Um grupo pequeno pode tornar-se portador assintomático, ou seja, a pessoa possui a infecção, mas o vírus não ocasiona a doença, ele apenas permanece como um hospedeiro que atua como uma espécie de reservatório. Entretanto, este grupo é capaz de transmitir a infecção a outras pessoas através das vias descritas anteriormente.

Outro grupo, que corresponde à maioria, pode desenvolver desde uma hepatite controlada por tratamento médico até uma hepatite fulminante que pode danificar o fígado e levar o paciente à morte. Entre estes extremos está a hepatite crônica que leva ao desenvolvimento da cirrose e do câncer hepático. A hepatite crônica costuma ser frequente nos casos de infecção adquirida durante a infância.

Das infecções virais adquiridas pelo contato sexual, a infecção do HIV costuma ser a mais preocupante. No entanto, a hepatite B é a doença com mais possibilidades de transmissão (de 500 a 100 vezes a mais que o vírus da AIDS) e que causa mais mortes. Sendo assim, deveria haver mais consciência e alertas de prevenção sobre esta doença. Estima-se que aproximadamente 600.000 pessoas morrem por ano por causa da hepatite B.

A infecção da hepatite B pode ser prevenida através da vacinação. Em muitos países, esta vacina é aplicada nas crianças em três doses, desde o nascimento até o sexto mês de vida. Além disso, deve ser aplicada nos profissionais da saúde e pessoas de alto risco. A mesma foi desenvolvida nos anos 80 e é considerada como a primeira vacina descoberta com a capacidade de prevenir algum tipo de câncer.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Hepatite B. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/hepatite-b >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Hepatite B