Conceito de Hepatite A

Hepatite-ADentre as hepatites, a do tipo A é a mais contagiosa e frequente, assim como se deve pela infecção do vírus da hepatite A. Pode ocorrer de forma isolada, em poucos casos ou através de surtos em grande quantidade de pessoas, inclusive epidemias.

Sintomas da Hepatite A

Ao término aproximadamente de duas semanas a um mês após a entrada do vírus no organismo, o paciente desenvolve uma série de incômodos caracterizados por mal-estar em geral, febre, náuseas, vômitos e fraqueza, posteriormente desenvolve dor abdominal especialmente na parte superior direita do abdômen.

Após poucos dias, estes sintomas iniciais diminuem ou até mesmo desaparecem dando início a uma segunda fase que apresenta uma coloração amarelada na pele e nas mucosas chamada icterícia. Isso se deve a uma lesão no fígado e consequentemente à elevação de uma substância conhecida como bilirrubina no sangue. Além disso, a icterícia vem acompanhada de uma coceira em todo corpo, assim como pelo surgimento da urina escura e das fezes claras.

Na grande maioria das pessoas, esses incômodos desaparecem no máximo em três meses deixando o paciente recuperado por completo e tornando-o imunizado pelo resto da vida. Em um pequeno número de casos a hepatite progride de forma grave, sendo mais conhecida como hepatite fulminante. Esta pode levar à morte por insuficiência do fígado em cumprir suas funções.

Como se adquire esta forma de Hepatite

O vírus entra no organismo por via oral, ao ingerir alimentos ou água contaminada, por onde é capaz de permanecer viável por várias semanas. Esta contaminação ocorre quando as águas para consumo ou para regar entram em contato com a matéria fecal contaminada procedente de pessoas doentes que contêm esse tipo de vírus.

Se a água não é devidamente tratada ou os alimentos não são bem lavados, os mesmos se tornam fonte de transmissão dessa doença. Outra forma de contágio é ao entrar em contato com as secreções de uma pessoa infectada ou quando os alimentos são manipulados por alguma pessoa já doente. Estima-se que este vírus pode permanecer com vida até quatro horas nas mãos.

A Hepatite A pode ser prevenida

Esta forma de hepatite pode ser prevenida colocando em prática uma série de medidas, tais como:

- Higiene das mãos, especialmente quando estas manipulam os alimentos;

- Lavar adequadamente os alimentos antes de consumir, sobretudo os que serão ingeridos crus como vegetais, saladas e frutas. Evitar comer alimentos crus fora de casa.

- Consumir apenas água filtrada ou fervida, evitar ingerir sucos naturais ou embalados fora de casa.

- Apresentar de forma adequada as fezes fecais, inclusive é conveniente a limpeza do sanitário e o dos utensílios usados pela pessoa doente com desinfetantes como o cloro.

- Aplicar a vacina contra a Hepatite A, em apenas uma dose para crianças e adultos que nunca tomaram durante a infância.

Foto: iStock - luismmolina

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Hepatite A