Conceito de Hemostasia

HemostasiaA hemostasia é um processo vital que ocorre de forma contínua no organismo sem nossa percepção, consiste em manter a integridade do sistema circulatório, especialmente dos vasos sanguíneos para evitar que ocorram perdas de sangue ou hemorragias.

Os vários passos da Hemostasia:

1. Inicialmente o vaso lesionado sofre um processo de vasocontrição, isto é, ele se contrai para evitar o sangramento. Este processo ocorre devido ao estímulo de diversas substâncias químicas que são liberadas no local da lesão.

2. Em seguida, as plaquetas chegam ao local para formar um trombo ou coágulo de sangue que se adere à parede do vaso sanguíneo para tampar a lesão. Isto ocorre graças à capacidade de agregação e aderência das plaquetas.

3. Após isso, ocorre a formação do trombo através de uma substância denominada fibrina, ela forma uma rede que envolve as plaquetas para dar maior estabilidade ao tampão criado pelas plaquetas.

4. E finalmente com o processo de reparação da parede do vaso sanguíneo, o trombo é dissolvido para que o sangue possa circular novamente sem nenhuma obstrução.

As plaquetas iniciam o processo de hemostasia

No geral, as plaquetas circulam no sangue sem aderir à superfície interna dos vasos sanguíneos. Se isso ocorresse de verdade seria catastrófico, uma vez que poderia surgir o fenômeno da trombose e assim danificar os tecidos por falta de oxigênio. Este processo é conhecido como isquemia e é responsável pelo surgimento de infartos nos locais afetados.

Posteriormente, a camada de plaquetas é reforçada pela produção de uma substância conhecida como fibrina, esta tem a capacidade de formar uma rede que reforça o trombo e o adere à parede do vaso. É importante destacar que este processo ocorre dentro de uma estrutura por onde a circulação sanguínea exerce uma força tão grande que pode desprender o trombo.

A formação da fibrina é realizada por uma substância ativadora chamada trombina que é produzida como produto final da ativação da cascata de coagulação.

Relação entre hemostasia e trombose

O processo de coagulação do sangue após uma lesão é o mesmo que se realiza de forma anormal em um vaso sanguíneo e pelo qual dá origem à trombose. Esse processo anormal pode ocorrer nas veias das pernas ocasionando coágulos de sangue que podem desprender-se e seguir até os pulmões provocando o tromboembolismo pulmonar, ou então, nas artérias que têm arteriosclerose e podem trazer consequências como os infartos, acidentes vasculares cerebrais ou isquemias. Neste sentido, pode-se dizer que a trombose é um processo de coagulação do sangue que se apresenta num local e momento errado.

Foto: iStock, 7activestudio

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Hemostasia