Conceito de Hematologia (exame de laboratório)

HematologiaA hematologia é um exame de laboratório que reporta os valores correspondentes à quantidade e distribuição percentual das mais diversas células do sangue, do valor da hemoglobina e dos chamados índices hematimétricos.

O estudo da hematologia é realizado ao analisar uma mostra de sangue que deve ser colocada em um tubo que contenha um anticoagulante. Essa substância impede a coagulação do sangue com o propósito de avaliar as diversas células que a formam.

Os parâmetros reportados em uma hematologia completa são os seguintes:

Glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos são conhecidos também como eritrócitos, que são células encarregadas de transportar o oxigênio ao sangue, além de conter em seu interior a proteína conhecida como hemoglobina. Em condições normais, existem aproximadamente de 4 a 5 milhões de glóbulos vermelhos por milímetros de sangue.

Glóbulos brancos

Na hematologia, os glóbulos brancos são células que fazem parte do sistema de defesa e são representados pelos neutrófilos, basófilos e eosinófilos. Seus valores normais se encontram aproximadamente entre 5.000 e 10.000 por milímetro cúbico. Em condições anormais é possível encontrar formas prematuras deste tipo de célula como em doenças como a leucemia. O índice de glóbulos brancos pode ser elevado em caso de infecções produzidas por bactérias, podendo ser diminuídas em infecções produzidas por alguns vírus. A elevação dos valores de eosinófilos está relacionada com a presença de estados alérgicos.

Plaquetas

As plaquetas também são chamadas de trombócitos, células encarregadas de realizar o processo de reparação de tecidos após um dano. São capazes de ativar o processo coagulação do sangue e seu valor normal está entre 150.000 e 300.000 por milímetro cúbico.

Hemoglobina

É uma proteína que tem como função transportar o oxigênio dos pulmões até os diversos tecidos do organismo, assim como levar de volta o dióxido de carbono produzido nas células até os pulmões para que seja eliminado pela respiração. Os valores normais de hemoglobina estão entre 12 e 16 gramas por decilitro. Quando os valores da hemoglobina se encontram abaixo dos limites normais nos deparamos com a presença de uma doença conhecida como anemia.

Hematócrito

Este valor indica a porcentagem de sangue formado por glóbulos vermelhos. É muito útil quando se quer identificar o grau de desidratação de uma pessoa.

Índices hematimétricos

A hematologia permite também avaliar parâmetros como a quantidade de hemoglobina que contém cada glóbulo vermelho, assim como seu tamanho. Esse fator é de grande utilidade no momento de estabelecer a causa da anemia (quando esta estiver presente).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Hematologia (exame de laboratório)