Conceito de HDL, LDL, VLDL (Colesterol)

ColesterolO Colesterol é um tipo de lipídio ou gordura de grande importância para o sistema nervoso e endócrino, entretanto, quando se encontra em níveis elevados, constituiu um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, principalmente a arteriosclerose.

O colesterol presente no organismo provém de duas fontes: por um lado os alimentos consumidos diariamente e pelo lado de sua produção no organismo, este lipídio tem importante papel no processo de formação das membranas plasmáticas de todas as células do corpo e das membranas que revestem as extensões dos neurônios do sistema nervoso permitindo ser mais permeáveis. É o precursor de várias substâncias no organismo como é o caso dos hormônios, os sais biliares que se originam no fígado e são de grande importância para poder digerir as gorduras do intestino e também por contribuir com a produção de vitamina D, necessária para incorporar cálcio aos ossos.

Tanto o colesterol absorvido como o produzido no organismo passa pelo sangue seja para sua utilização ou armazenamento, para isso, é necessária a presença de transportadores especiais conhecidos como lipoproteínas e que são de três tipos: HDL, LDL e VLDL.

Cada uma dessas lipoproteínas transporta o colesterol em vários sentidos, por isso, recebem o nome de bom colesterol e mau colesterol. A LDL é a lipoproteína de baixa densidade que transporta o colesterol aos tecidos para sua utilização nos processos enunciados anteriormente. Quando os níveis do colesterol se encontram elevados ocorre seu depósito nas paredes das artérias e originam a doença conhecida como arteriosclerose, causadora de doenças cardíacas como o infarto e os acidentes cardiovasculares; por este motivo, a LDL é conhecida como mau colesterol, pois é capaz de ocasionar a obstrução das artérias.

Já a HDL ou lipoproteína de alta densidade interferem na mobilização do colesterol das artérias para o fígado e são eliminados pelo intestino através da bílis. Este processo é benéfico para o organismo e assim a HDL é chamada de bom colesterol.

Outra fração do colesterol corresponde à VLDL ou lipoproteína de baixa densidade. Estas são lipoproteínas formadas através de quilomícrons e que se relacionam com os níveis de outro tipo de lipídio conhecido como triglicérides, produzidos principalmente a partir do excesso de carboidrato na dieta.

A determinação dos vários tipos de colesterol pode ser feito através de um estudo de laboratório chamado Perfil lipídico. É importante manter seus níveis dentro dos limites recomendados para diminuir o risco de sofrer com doenças cardiovasculares.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados HDL, LDL, VLDL (Colesterol)