Conceito de Habitat

HabitatNa ecologia Habitat é o ambiente no qual habita uma população ou uma espécie. É o espaço que reúne as condições adequadas para que uma espécie possa residir e reproduzir-se, perpetuando sua presença em tal meio. Um habitat se define assim pelas formas que o definem ecologicamente, fazendo distinção de outros habitat nos quais as mesmas espécies não poderiam encontrar modo de vida.

O habitat existe por uma combinação de fatores bióticos e abióticos. Este tipo de ambiente se corresponde a diferentes características geográficas, características de clima, etc. No caso específico dos seres humanos, o conceito de habitat é considerado bastante mais complexo e se entende por habitat humano um conjunto de fatores materiais institucionais que condicionam o desenvolvimento de uma comunidade humana em um determinado local.

Cabe explicar que existem diversos tipos de habitat, os quais estarão determinados por características varias como podem ser climatológicas, ambientais e geográficas. Um prado, uma montanha, um deserto, uma região fria, um rio, um lago, um oceano, uma ilha são alguns dos habitat nos quais vivem, convivem e se desenvolvem um número bastante variado de espécies de animais e de espécies vegetais.

No mundo, existem tipos de habitat que albergam variadas espécies de animais e de vegetais. Por exemplo: para uma bactéria, uma poça de água pode ser um habitat perfeito, para um elefante um prado no meio da selva africana é um lugar perfeito para seu habitat. Os exemplos de habitat que mencionamos aqui pertencem a um lugar com características específicas, nos quais as condições do meio ambiente e as condições geográficas são perfeitas para que se desenvolva a vida animal e vegetal e alcance prosperidade.

Como conceito, se queremos considerar habitat como tal, este deve reunir dois tipos de características fundamentais: é impossível definir como habitat um lugar onde não está presente um componente biótico, ou seja, aonde não existe a presença de seres vivos. E em segundo lugar, deve haver uma referência espacial, do lugar aonde aparece este elemento biótico. Com isso chegamos a conclusão que um habitat não é somente um lugar onde vivem certos tipos de organismos vivos, também se levam em conta as condições meio ambientais da área a ser habitada.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Habitat. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/habitat >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Habitat