Conceito » Habilidade

Conceito de Habilidade




habilidadeA habilidade é a aptidão inata, é o talento, a destreza ou capacidade que ostenta uma pessoa para levar a cabo e com suposto sucesso, determinada atividade, trabalho ou oficio. Quase todos os seres humanos, inclusive aqueles que apresentam algum problema motor ou intelectual, entre outros, se distinguem por terem algum tipo de aptidão.

No entanto e de acordo que nem todos os indivíduos são iguais, vem do mesmo lado ou gostam da mesma coisa, nem todos os seres humanos observam a mesma destreza para as mesmas coisas e por sorte, graças a isto é que existe a diversificação de tarefas e trabalhos. É desta forma que existem pessoas que possuem e demonstram uma propensão a desenvolver habilidades físicas, seja porque contam com uma formidável genética, uma melhor capacidade de recuperação e o mais importante neste sentido, um determinado talento especial, por exemplo, um jogador de futebol que vive com uma bola aos pés ou como se costuma dizer de forma figurada, atada aos pés, fazendo embaixadinhas. A este tipo de habilidade física, geralmente, se denomina destreza.

Depois estão aqueles que, por exemplo, são capazes de por uma bola nos pés e certamente a terminarão furando, porque não têm nem a mais remota ideia de como a usar ou o que fazer com ela, mas, por outro lado, têm uma incrível capacidade para os números, isto é, saberá quantas bolas entram em uma gaveta de seis metros, mas não como chutar uma para o gol. A este tipo de habilidade com os números e que requerem a intervenção da inteligência, conhecemos como aptidão.

A habilidade ou talento também pode estar nas mãos de uma pessoa, por exemplo, a costura é um talento. No entanto, os talentos podem ser herdados, a mamãe de Ana é uma excelente costureira, então, Ana terá muita chance de herdar a habilidade de costurar, ou também pode um talento ser aprendido, ainda que claro neste caso e diferentemente do que ocorre com as pessoas que de forma inata possuem um, quem aprende a fazer algo deverá sempre praticar porque a ausência de prática com o tempo provoca um esquecimento do mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>