Conceito » Guerra Fria

Conceito de Guerra Fria




Entre os anos 1945 ( ano que terminou a 2ª guerra mundial) e 1991 existiu uma disputa de poder entre principalmente duas nações: Estados Unidos e União Soviética. contudo o maior marco conhecido do fim da guerra fria é a queda do muro de berlim em 1989. estes países foram aliados durante a segunda guerra mundial na luta contra a alemanha, mas após o fim da guerra se tornaram inimigos. este período de disputa é conhecido por guerra fria. chama-se fria porque foi uma guerra que basicamente não apresentou enfrentamentos bélicos. foi uma guerra ideológica que se manifestou a nível geral na vida desses países e os afetou a nivel ideológico, políticos, econômico e informativo. Os sistemas políticos dos paises envolvidos era muito diferente, nõa havia compatibilidade entre as ideologias de ditos países e suas organizações também era diferentes. Foi essa total incompatibilidade que gerou esse estado de guerra que durou mais de 40 anos.

Segundo historiadores, um dos países primava pela democracia e o outro, a União Soviética defencia o socialismo e a garantia das necessidades básicas para o povo baseando-se na igualdade econômica. No entando, outros estudiosos afirmam que a disputa foi entre temas como a liberdade de opinião e de expressão que defendia os Estados Unidos, contra a proibição a opinião e a opção de escolha defendida pela União Soviética.

Como não puderam chegar a um acordo e o confronto bélico era inviável no momento por causa das grandes perdas de guerra anteriores, passaram a lutar pelo poder através do uso de influências políticas, econômicas e ideológicas. Ou seja, se algum pais seguisse a política comunista, os Estados Unidos entendiam como uma ameaça, mas se seguisse as idéias capitalistas ou fossem contra as idéias socialistas, receberia o apoio Norte americano e vice versa. Em resumo, a guerra fria foi um grande conflito entre duas nações fortes e os seus espaços de influencia baseados em bases ideológicas, políticas, militares e socio-econômicas. Foi basicamente um conflito entre a idéia de comunismo da União Soviética e a defesa do capitalismo pelos Estados Unidos.

>> Próximo - Que Conceito >>