Conceito de Grupos Focais

Grupos-FocaisExistem várias maneiras de estudar o comportamento e a opinião das pessoas em relação a diversos assuntos, no entanto, uma das mais utilizadas no contexto da publicidade, do marketing, da sociologia, entre outras, é o grupo focal.

O grupo focal é formado por um número reduzido de indivíduos e pode oscilar entre seis e doze pessoas. Desempenha diversas funções como um encarregado de moderar o grupo e efetuar as perguntas assim como um analista que trata da interpretação do que acontece.

As perguntas do moderador e do analista determinam a dinâmica interativa do grupo e de seus participantes de maneira livre, ou seja, dispõem de total liberdade para expressar suas opiniões e pontos de vista.

Sua denominação tem a ver com sua atividade, que é justamente colocar em foco de discussão um determinado assunto. Seu nome deriva do inglês “focus group” que em português significa grupo focal.

Embora estes grupos sejam utilizados por várias áreas e departamentos, a de comercialização é a que mais coloca em prática os grupos focais.

No caso do lançamento de um produto, o foco se encontra justamente nas características do produto e em sua campanha comercial. Assim, essas são as principais questões que um moderador mais discute com os integrantes de um grupo focal.

Obviamente, vale destacar que os integrantes de um grupo focal não são qualquer tipo de indivíduo. A ideia é reunir pessoas que respeitem o perfil do consumidor para assim aproximar o mais possível de suas respostas em relação ao produto divulgado.

É assim que na seleção prévia cada indivíduo entrevistado para integrar o grupo focal deve responder um questionário com ênfase no perfil pretendido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Grupos Focais. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/grupos-focais >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Grupos Focais