Conceito de Grupos Étnicos

Grupos-etnicosO conceito de grupos étnicos é utilizado nas ciências sociais para referir-se aos vários conjuntos de pessoas que formam a Humanidade e que são os responsáveis pelos seres humanos apresentarem notáveis diferenças entre si, não apenas por seus traços físicos (por exemplo, pela cor de pele, dos olhos, tipo de cabelo, estrutura física), mas também a nível cultural (por exemplo, as práticas religiosas, a forma de organização social, as atividades econômicas, etc.). Os grupos étnicos são bem variados embora hoje o fenômeno da globalização tenda a unir estas diferenças e fazer desaparecer os elementos próprios de muitas etnias, aqueles que mantêm sua distinção e dão riqueza à diversidade humana.

A qualificação dos grupos étnicos pode ser entendida tanto do ponto de vista biológico como social. Neste sentido, quando um indivíduo pertence a um determinado grupo étnico são acarretadas as informações ou dados de seus genes que, inevitavelmente, faz com que o sujeito nasça com muitas características físicas e biológicas similares aos seus antepassados, por exemplo, uma cor de pele escura, um tipo de cabelo enrolado, olhos claros, estatura baixa, entre outras possibilidades.

O social entra no conceito de grupos étnicos quando se refere às criações humanas, a tudo aquilo que foge da natureza e forma a identidade deste grupo, por exemplo, as formas e práticas religiosas (oficiais ou pagãs), o tipo de organização social (patriarcal ou matriarcal), as formas de lazer e diversão, a gastronomia, a linguagem e as diferentes formas de comunicação, etc. Todos estes elementos se diferenciam dos demais grupos étnicos, pois são elementos próprios que podem ser ou não compartilhados por outros grupos étnicos. Por exemplo, os irlandeses apresentam uma cultura mais parecida com os espanhóis do que com os chineses, nem por isso deixam de ser diferentes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Grupos Étnicos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/grupos-etnicos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Grupos Étnicos