Conceito de Grupos

GruposEntende-se por grupo a um conjunto de pessoas que se une em certas situações para compartilhar diversos elementos, experiências, pensamentos ou sensações. Quando se fala de grupos se refere em geral a grupos de pessoas unidas de maneira consciente e premeditada com o objetivo de compartilhar suas vivências e recorrer à companhia de outros indivíduos.

Embora os grupos estejam coordenados por pessoas capacitadas para certa atividade, é uma característica essencial dos grupos estarem compostos por pares que independentemente de suas idades, gênero, classe social ou procedência, encontram pontos em comum com os demais. A partir desses elementos compartilhados é que o grupo pode começar a funcionar, a estabelecer seus objetivos, suas metodologias, teorias e práticas.

Os grupos podem ser formados por uma infinidade de assuntos, projetos e interesses. Há grupos de autoajuda, de leitura, de debate político, religiosos, de atividade física, de saúde, profissionais, de música e muitos outros. Neste sentido, uma pessoa pode formar parte de numerosos grupos ao longo de sua vida, em seu ambiente de trabalho, da família, do bairro, de amigos ou de conhecidos, pois em cada um deles se encontram diferentes indivíduos, formas de expressar e projetos. Ao mesmo tempo, uma pessoa pode formar parte deste tipo de grupo de maneira permanente ou temporária.

É importante destacar que a noção de grupo é essencial para a condição do ser humano, pois todos nós nascemos dentro de um grupo de pessoas conhecido como "família". A partir disso, a socialização nos permite encontrar com outros sujeitos e assim compartilhar todo tipo de situações e experiências. Os grupos são utilizados em muitas disciplinas, tanto na área escolar como na profissional, além da recreativa ou lúdica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Grupos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/grupos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Grupos